UNIR E IFRO REALIZAM JORNADA ACADÊMICA

Evento organizado entre UNIR e IFRO promove a discussão sobre o bicentenário de Marx e o centenário da Reforma de Córdoba (Argentina).

Fonte: HISTEDBR-UNIR
Publicada em 19 de agosto de 2018 às 22:00
UNIR E IFRO REALIZAM JORNADA ACADÊMICA

No período de 10 a 12 de outubro de 2018, em Porto Velho, nas dependências da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) ocorrerá a II Jornada do HISTEDBR-RO. O evento organizado pelo Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDB-UNIR, reúne outros Grupos de Pesquisa vinculados à UNIR e IFRO, além da participação de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

A temática central do evento traz à memória o bicentenário de Karl Marx e o centenário da Reforma de Córdoba na Argentina. O evento também contará com diversas mesas temáticas e apresentações de pesquisas acadêmicas que estão reunidos em 05 Grupos de Trabalho: GT 01. Educação, Trabalho e Movimentos Sociais; GT 02. Políticas Educacionais; GT 03. Formação e trabalho Docente; GT 04. Psicologia histórico-cultural; GT 05. Educação e Marxismo; GT 06. Educação Profissional e Tecnológica.

Segundo a Comissão Organizadora, a temática central tem sua importância, pois, “Se a eterna juventude de um autor consiste na capacidade de continuar estimulando novas ideias, podemos dizer que Marx permanece jovem depois de 200 anos. Este ano o proletariado e todos os explorados e oprimidos do mundo celebram os 200 anos do nascimento do grande Karl Marx reconhecido como o grande chefe do proletariado internacional. A ideologia do proletariado, a grande criação de Marx, é a mais alta concepção que a humanidade conheceu; é a ideologia científica que pela primeira vez dotou os homens, especialmente o proletariado, de um instrumento teórico e prático para transformar o mundo. Voltar a Marx não é apenas essencial para entender a lógica do capitalismo, uma vez que crises econômicas, desigualdade e problemas ambientais dramáticos leva-nos à reabertura do debate sobre o futuro e a necessidade de uma alternativa”.

Outra temática central é a Reforma de Córdoba, na Argentina, ocorrida em 1918. Os organizadores esclarecem a escolha desta temática: “O ano de 2018 também é marcado pelo Centenário da Reforma de Córdoba. Também temos como perspectiva o debate acerca do desenvolvimento histórico da Universidade Pública latino-americana influenciada pelos ventos de Córdoba, na Argentina, cujo marco remonta o processo de organização dos estudantes que em 21 de junho de 1918 defendiam um modelo de universidade que rompia com uma educação dogmática, metafísica e autoritária, influenciando inúmeras lutas pela América Latina e possibilitando uma mudança profunda na estrutura das universidades. Nada mais oportuno para discutir o caráter público e gratuito da Educação no momento em que se acentuam os ataques privatizantes contra a Universidade Pública Brasileira e à Educação Básica. Os cortes no financiamento da educação visam implementar uma política de fechamento das escolas e universidades públicas e aumento da injeção do dinheiro público nas redes privadas de ensino. Neste contexto, se insere a Contrarreforma do Ensino Médio e a proposta da BNCC para a Educação Básica que impõe uma dicotomia formativa e um reducionismo curricular que acarretará um déficit de conteúdos a milhões de estudantes”.

O evento tem suas inscrições de forma gratuita e está aberto para docentes, estudantes, pesquisadores e comunidade em geral. Para se inscrever e conhecer a programação basta acessar a página: www.jornadahistedbr.unir.br. Para quem deseja submeter trabalhos (apresentação oral com certificação) o prazo final é até 10 de setembro de 2018.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook