Bombeiros de Rondônia conseguem duas classificações na competição de resgate de vítimas de acidentes em nível nacional

Trata-se de uma competição nacional, promovida pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) e pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.

Texto: Veronilda Lima Fotos: Arquivo CBM
Publicada em 18 de agosto de 2017 às 16:51
Bombeiros de Rondônia conseguem duas classificações na competição de resgate de vítimas de acidentes em nível nacional

Equipe de bombeiros de Rondônia em ação para salvamento rápido de vítimas de acidentes

A equipe do Corpo de Bombeiros de Rondônia, que participou do 2º Desafio Nacional de Resgate Veicular, realizado em Chapecó (SC), de 13 a 15 de julho, conseguiu o 3º lugar no quesito melhor comandante e o 4º como melhor equipe técnica, na prova Standard. Trata-se de uma competição nacional, promovida pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (Abres) e pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que envolveu nesta edição 150 profissionais de vários estados na disputa pela vaga para representar o Brasil na fase mundial (World Rescue Challenge), que acontece de 31 de agosto a 3 de setembro, na Romênia. Na classificação geral, a equipe vencedora foi a Escola Superior de Bombeiros de São Paulo (CBMESP).

Para o comandante da equipe rondoniense, capitão Wândrio Bamdeira dos Anjos, o resultado mostra que o salvamento veicular no estado tem avançado consideravelmente, já refletindo na melhoria do atendimento à população, em caso de acidentes.

Ele lembrou que os participantes são profissionais que trabalham em resgate, salvamento e atendimento pré-hospitalar, e que durante as provas têm a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas trocando informações com representantes de outros estados e países.

As provas envolvem protocolos internacionais de atendimento e socorro a vítimas de trânsito que devem ser cumpridos em tempo determinado, com técnicas que buscam sempre o padrão de excelência na remoção de acidentados presos nas ferragens dos veículos.

O capitão explicou que são duas provas para cada equipe, sendo uma denominada de Complexa, na qual duas vítimas deverão ser resgatadas no tempo máximo de 30 minutos; e a outra Standard, com uma vítima e 20 minutos de limite. “Nossa equipe não deixa a desejar em nada em ralação às equipes das grandes corporações do Brasil, tanto em equipamentos quanto em conhecimento técnico”, disse o comandante, reforçando que na prática as equipes vivenciam vários cenários reais com o desafio de mostrar a melhor maneira de remover as vítimas em tempo hábil.

O capitão Wândrio compôs a equipe de Rondônia como comandante pelo segundo, juntamente com o sargento Toledo (Técnico 1), sargento Levi (Técnico 2), sargento Eder (Logística), Sargento Sandra (Médica), sargento Ivanilson (Socorrista), sargento Servanoldo (Reserva 1) e sargento Gustavo (Reserva 2). “Aproveitamos para agradecer todo o empenho e apoio do comando-geral do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Chianca [Felipe Santiago Chianca Pimentel], que envidou todos os esforços para nossa participação neste importante evento”, ressaltou, observando que o resultado também reflete os investimentos feitos pelo governo na corporação seja com a oferta de cursos de capacitação ou entrega de equipamentos e veículos com recursos do Fundo Especial do Bombeiro Militar (Funesbom).

A segunda equipe que representará o Brasil na Romênia é do Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia (SC).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook