A soma de todos os males e a democracia contra tantas injustiças que sofremos!

Uma soma apavorante, resume boa parte do que está nos acontecendo. Ela é tão simplória quanto desesperadora.

Sergio Pires
Publicada em 10 de julho de 2018 às 08:42
A soma de todos os males e a democracia contra tantas injustiças que sofremos!

Uma soma apavorante, resume boa parte do que está nos acontecendo. Ela é tão simplória quanto desesperadora. Somemos: governo decadente e fraco + instituições aparelhadas pelos governos do PT, que duraram quase uma década e meia  + economia fragilizada, não só por leis trabalhistas antiquadas e destruidoras do desenvolvimento, como ainda por uma carga pornográfica de tributos + um Congresso corrupto, ressalvando-se as exceções e, muito pouco representando os reais interesses da população + educação decadente, ineficiente, quase esdrúxula, onde estudantes chegam às faculdades sabendo menos do que um aluno de primeiro grau sabia há 40 anos atrás + um Judiciário parcialmente aparelhado, politizado, com alguns dos seus membros tomando decisões estapafúrdias e que sacodem a Nação + um povo perdido, desempregado, sem esperança! Se poderia somar muito mais ingredientes nessa equação funesta. O resultado disso tudo é o Brasil que estamos vivendo. À beira de um ataque de nervos. À beira de um colapso social. À beira do desespero. No seu país diferenciado, que nada tem a ver com o nosso, o real, há autoridades de todos os tamanhos abusando dos seus poderes, usurpando de medidas que jamais seriam aprovadas pela maioria da população, tratando-nos como se fôssemos um povo idiotizado e sem poder de raciocínio ou de reação. Estão brincando com fogo! Correm todos os riscos, expõem-se, perdem o senso da responsabilidade, apenas para servir a interesses que não são os nossos. Escudam-se atrás de discursos pífios e sem sentido, com palavreado difícil, imaginando que assim poderão nos enganar mais facilmente. Mas, é bom que se diga: um dia, talvez sejam eles os alvos dos engodos. E então as coisas podem ficar muito difíceis para tantas Suas Senhorias.   

Não há melhor regime que o democrático. Mas essa democracia que estamos vivendo, com o tacão pisoteando a população; fazendo-a de idiota, cobrando dela a derrama, que já chega a quase dois quartos, o dobro do que levou Tiradentes à revolta, apenas para sustentar a obesidade mórbida dos Poderes; a forma como parte do Judiciário tem agido; a incompetência e a inércia do Congresso; um governo sem rumo, essa é a verdadeira democracia? A que faz leis para proteger bandidos, enquanto 50 mil brasileiros são assassinados todo o ano? A que premia a impunidade? A que age em função de holofotes da mídia e de interesses corporativos?  Que democracia é essa, onde um Desembargador, transformado em superautoridade, apenas como plantonista de final de semana, manda soltar seu ex chefe, condenado por corrupção, sem se considerar impedido, e, pior, fica tudo por isso mesmo?  É essa a democracia que querem nos impor? Aceitaremos sempre o papel de vítimas? Portanto, que se cuidem os poderosos de plantão, que andam rindo do povo brasileiro em suas salas acarpetadas, com ar condicionado e dinheiro abundante. A evolução da democracia pode ser o fim de tantas injustiças. Que se preparem!

SINDICATOS PRESSIONAM DANIEL

A sucessão estadual teve momentos de tensão e muita boataria nos bastidores, depois que o site Painel Político, do jornalista Alan Alex,  publicou notícia de que nesta segunda-feira à noite seria lançada, oficialmente, a candidatura de Daniel Pereira à própria sucessão. Nenhuma fonte palaciana confirmou a informação, embora não haja fumaça sem fogo. A verdade é que Daniel se encontrou, numa reunião, com um grande número de sindicatos (tudo a portas fechadas), num importante hotel da Capital. Sem pauta definida, sem se saber se os sindicalistas são apenas das entidades representativas do funcionalismo público ou tinha mais gente; enfim, sem mais informações, a conversalhada rolou solta. A verdade é que há sim, dentro do Palácio Rio Madeira/CPA, gente linha de frente, exigindo que Daniel se candidate. Há sim assessores – inclusive no primeiro escalão – cobrando do presidente regional do PSB, Mauro Nazif, que oficialize  nome do atual Governador para a sucessão. O encontro com os sindicalistas, armado de dentro do Palácio, foi uma forma do Governador ouvir de seus amigos e companheiros de longos anos, um apelo para que considere a possibilidade da candidatura. Nessa terça, o assunto estará em todas as rodas da política, até porque os resultados de uma reunião desse porte não ficam em segredo mais do que algumas horas. Ou seja, o assunto vai esquentar daqui para a frente.

MUITO LONGE DA DECISÃO

Em termos de sucessão, o que há de real, até agora, é que  Maurão de Carvalho anda nadando de braçada, na pré campanha para o Governo. De vez em quando aparece alguma fofoca, algum boato, tentando colocá-lo como um nome não consolidado, mas nada pega em Maurão. Ou pelo menos não pegou até agora. Onipresente em todas as regiões do Estado, seu nome vai firme e forte para ser confirmado na convenção do MDB, entre o final de julho e o início de agosto. Enquanto isso, os demais candidatos estão também batalhando. Acir Gurgacz igualmente garante que está consolidado e diz ter certeza que, na hora decisiva, o eleitorado vai apoiar seu projeto de Governo. Expedito Júnior vai anunciar, provavelmente no início da semana que vem, que será sim candidato ao Palácio Rio Madeira/.CPA, mas ainda pode fechar acordos, até com o próprio Daniel Pereira, como já informou essa coluna. A menos de três meses da hora de bater o martelo, ainda existem dúvidas cruciais sobre a disputa estadual, embora também já estejam definidas as candidaturas de Vinicius Miguel, pela Rede e de Paulo Benito, pelo PT. Benito, aliás, também esteve presente na pré convenção do Podemos, sábado passado, discursando em nome do partido. Sua candidatura só não se confirmará se os petistas fecharem acordos com outras siglas, que priorizarem o nome de Fátima Cleide ao Senado.

A BATALHA PELO SENADO

Novos eventos estão ocorrendo na corrida pelo Senado. Principalmente dentro do MDB. Uma ala quer que apenas Valdir Raupp seja candidato. Outra, quer ele e Confúcio Moura, como foi acordado antes de Confúcio deixar o Governo, para entrar na briga. O ex Governador anda por Brasília, não só visitando amigos, familiares e correligionários, mas também conversando com a alta cúpula do MDB nacional. Não se sabe o teor das conversas e nem se ele foi pedir algum tipo de apoio, mas que houve vários encontros, houve sim! De outro lado, o grupo adversário com mais chances se fortalece. Jesualdo Pires, o ex prefeito de Ji-Paraná que deixou o cargo para concorrer com uma das maiores aprovações da história de um Prefeito rondoniense, consolida seu nome em várias regiões. Tucanos e o DEM vêm com outro candidato muito forte: o jovem deputado federal Marcos Rogério, que está abrindo mão de uma reeleição praticamente certa, para tentar uma cadeira senatorial. Tem ainda Fátima Cleide, que chega com a força do  tradicional eleitorado do PT. Há um sexto nome, o do professor Aluízio Vidal, que pode incomodar muito aos até agora considerados com maiores chances.  É bom que os emedebistas não percam essas  questões de vista...

TERRORISTAS PRESOS. E SOLTOS...

Mascarados, fortemente armados, ameaçadores, colocando armas poderosas na cabeça de suas vítimas; roubando tudo o que podiam roubar: cenas de filme de gângster? Não é, mas poderia ser, sim. O resumo é de uma ação de um grande grupo de membros da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), uma associação criminosa que ataca fazendas e propriedades privadas no interior do Estado e que, mais uma vez, teve vários dos seus integrantes presos. Em poucos dias, contudo, todos estarão soltos de novo, pela legislação benevolente e de proteção ao crime, prontos para cometer os mesmos delitos. Dias atrás, fortemente armados, vários membros da LCP invadiram novamente uma fazenda em Alvorada do Oeste, que já foi atacada outras vezes.  Ali, a Justiça determina a reintegração de posse e os bandidos saem. Horas depois de cumprida a ação policial, eles voltam a atacar de novo, como fazem em várias regiões do Estado. Dessa vez, a PM e a Polícia Civil, em ação conjunta, prenderam nada menos do que 53 destes marginais. A maioria estará livre em breve, para atacar de novo. Não está na hora de considerar essa organização criminosa como terrorista?

QUEDAS DE ENERGIA

A constante falta de energia em bairros da região voltou com força, depois de um longo período em que os cortes se tornaram menos comuns. Em algumas áreas, incluindo o centro de Porto Velho, as quedas de energia já estão causando prejuízos a moradores, inclusive com queima de eletrodomésticos. Uma das áreas mais atingidas, neste período mais recente, é a área do bairro São João Bosco, onde, aparentemente, a estrutura do sistema de transformadores não consegue dar conta do alto consumo. Em menos de cinco dias, faltou energia duas vezes, ambas em torno de uma hora. Moradores da área estão pedindo à Eletrobras Rondônia/Ceron, que revise a situação naquele bairro, bastante populoso, para que o problema acabe de vez. No ano passado já houve uma ação para melhorar o abastecimento no São João Bosco e áreas próximas, mas, ao que parece, não foi o suficiente. Os consumidores, que pagam um dos preços mais altos das contas de luz do país, exigem um atendimento melhor.

BENITEZ E A TENTATIVA DO GOLPE

O texto começa assim: “os comunistas tem expertise em armar confusão, até no sentido de confundir a opinião pública. Começam com uma inverdade tantas vezes repetida, que o povo vai achando que é verdade, como as expressões “condenação sem provas” e “Lula Livre!”. Daí, partem para provocações que, se der certo, festejam e, caso dê errado, acusam as “elites” de atrasadas, conservadoras, neo liberais e outros termos criados só para tentar incutir na população, um temor de que algo pior vai acontecer”.  Mais adiante: “na prática, são sutis e espertos. Esperam um Desembargador da elite partidária do PT assumir um plantão estratégico, tinham  a petição e argumentos prontos e tiraram proveito do jogo Brasil X Bélgica. Caso conseguissem liberar Lula e o Brasil ganhasse o jogo, teríamos o ambiente perfeito para não haver reação”.  E ainda, porque não deu certo: “só não contavam com a astúcia da Bélgica, com o apoio de Fernadinho e com a reação inteligente de Moro, Thompson Flores e Gebran Neto”. Esses são trechos de um longo e inteligente artigo assinado pelo ex promotor de Justiça Ivo Benitez, sobre os acontecimentos do final de semana. Está nos sites e nas redes sociais. Vale a pena ler todo o contexto!

PERGUNTINHA

Depois do que aconteceu no domingo, você acha que o ex Presidente Lula saiu fortalecido ou, ao contrário, ainda mais fragilizado, em todo o processo político e jurídico que está enfrentando?

BLOG: https://www.facebook.com/opiniaodeprimeira?fref=ts

Comentários

  • 1
    image
    Sebastião Farias 10/07/2018

    Caro Sergio Pires, você tem razão em sua matéria e opinião mas, falta nossos patrícios, nossos parlamentares e os formadores de opinião de nosso Estado, entenderem isso e, por conhecimento de causa e por responsabilidade de seus trabalhos, para com a correta, verdadeira, imparcial e construtiva informação sobre o país e, para a efetiva instrução cívica e cidadã dos cidadãos, tomarem uma atitude patriótica para isso. De nossa parte, como cidadão brasileiro (conforme a CF?) é, que vemos mais uma vez, a nação brasileira definhar e assistir calada e humilhada, a todos os tipos de afronta moral e ética, ilustrada pelo desrespeito à Constituição Federal e aos direitos das pessoas, grassarem e, pior, serem praticados pelos Poderes da República e suas instituições, para quem foram outorgados, Poder popular através do voto do povo e/ou, nomeados nos termos da CF, para , exatamente, impedirem isso, o caos jurídico, social e político, do país. Ironicamente, caberia a essas autoridades e/ou agentes públicos, sim, valorizarem, protegerem e defenderem a Constituição Federal, o estado de direito, a democracia, a governabilidade responsável e comprometida com o bem-estar comum e a proteção do cidadão, além de promoverem a paz social da nação e, promoverem e fazerem justiça imparcial para todos, protegerem e defenderem o Patrimônio Público, a Defesa, a Segurança e a Soberania Nacionais e, o que vemos? O que temos? O que somos? Onde vamos chegar, sem protagonismo do povo? Também nos incomoda, à luz de todos esses acontecimentos, quando lembramos da grande contribuição dada pela juventude e pelos estudantes brasileiros, como mostram suas memórias de vida organizada, nos respectivos sites (http://www.une.org.br/memoria/ e http://ubes.org.br/memoria/historia/ ), à redemocratização do Brasil e, agora? Onde estão a juventude e os estudantes brasileiros que não opinam? Que não falam ou se manifestam unidos, de forma racional e responsável, sobre o que está acontecendo com o Brasil? Simplesmente, se acomodam e se omitem sem luta, pelo que sonham, achando mais fácil, diferente de seus colegas heroicos do passado, dizerem que pretendem deixar o país em vez de lutarem por sua pátria ( https://www.brasil247.com/pt/247/poder/358637/O-Brasil-p%C3%B3s-golpe-62-dos-jovens-querem-partir.htm ) para e irem para onde? É esse o Brasil dos vossos sonhos, no presente e das gerações futuras que imaginam? é esse o Brasil que querem para vós e para os Brasileiros? É esse país que querem para seus pais, para seus familiares, parentes, amigos e, para seus filhos e netos? Então, chegou a hora dos Debates e das Reformas protagonizadas pelo dono legítimo do Poder, O Povo Brasileiro, sobre alguns pontos essenciais para a sociedade, que sejam base sólida, para se refundar a estrutura institucional ultrapassada, do Brasil, em benefício do povo. És aí, nossa humilde contribuição. i) Estabelecimento de Uma Assembleia Nacional Constituinte e Governativa de coalisão das forças democráticas de boa vontade, legitimada pelo Povo e, compromissada em realizar e assegurar, respeitando a Constituição Federal e, de conformidade com a vontade soberana do povo, a paz social, a justiça imparcial para todos os cidadãos e a governabilidade responsável e ética; ii) Propugnar, pela instalação, em nome e por vontade soberana do povo brasileiro, de um Governo Democrático e Pacificador, que se comprometa em defender e manter a Unidade Nacional, de modo a assegurar que o país e suas instituições, continue funcionado e respeitando a Constituição Federal; iii) Promover imediata intervenção na Petrobras, para evitar sua destruição e, nas privatizações suspeitas do Pré-Sal, a segurança econômica da Pátria que, juntamente com àquela importante empresa nacional, são os pilares da Ponte para o Futuro do Brasil e das gerações futuras, bem como para normalizar o abastecimento interno de combustíveis e rediscutir com a nação, uma nova política de combustíveis e escala de preços justos interno, para a produção, distribuição e para os consumidores, com foco no interesse nacional; iv) Promover e defender a democracia e o estado de direito e, assegurar a realização de eleições diretas já, em 06 meses; v) Reforma sim e já! da Estrutura Institucional Atual do Estado Brasileiro corrompida, para uma Nova Estrutura Institucional Ética do Estado Brasileiro, isenta de Privilégios em todos os Poderes constituídos; vi) Promover uma Reforma Política e Partidária do Brasil Ampla, discutida, debatida e legitimada pelo Congresso Nacional, conforme a vontade e interesse do povo; vii) Uma Reforma Ampla e Democrática do Poder Judiciário Brasileiro, sem corporativismo e privilégios corporativistas; viii) Uma urgente Reforma Tributária Cidadã Justa, que por ordem decrescente, priorize a tributação das grandes fortunas; dos lucros dos bancos e de investimentos improdutivos (rentismo); dos bens patrimoniais e das heranças; do consumo (diminuindo a carga tributária de quem produz, principalmente, dos pequenos e micros empreendedores, que geram empregos e renda para o país e, dos assalariados); dos serviços, etc; ix) Programa de Renegociação de dívidas dos Micros, Pequenos e Médios Produtores e Empresários, rurais e urbanos, que permitam essas categorias continuar funcionando, produzindo riquezas e gerando empregos; x) Cobrança imediata, ágil e justa, sem privilégios ou parcialidades, das dívidas dos sonegadores do Tesouro e/ou da Previdência e, renegociação justa de dívidas permitidas por lei, quando for o caso; xi) Implementação de Uma Reforma global da Previdência com participação da sociedade, que seja justa e honesta para os contribuintes, que tenha como objetivo, assegurar com os recursos arrecadados, a autossuficiência do Sistema Previdenciário para garantir a liquidez dos pagamentos de benefícios de aposentadorias, de seguridade e assistência social e de saúde dos seus segurados, etc; xii) Que fique definitivamente, proibido a utilização indevida e/ou transferência dos recursos da Previdência, por quem quer que seja, para fontes estranhas à Atividade Previdenciária Nacional e, aos fins a que se destinam; xiii) Promover com urgência, uma Reforma Trabalhista Justa, discutida, debatida e legitimada pelo povo, que reconheça e valorize, esses que são os verdadeiros construtores da nação e, que seja assegurados conforme a CF, os seus direitos trabalhistas integrais e a proteção contra o desemprego, pois, decorrente deles como consumidores, são os recursos circulantes que realimentam o mercado interno e sustentam os setores econômicos, gerando mais empregos, mais renda e impostos para o tesouro público; xiv) Objetivando assegurar na Constituição Federal do país, para a atualidade e para as gerações futuras da nação, o respeito e a prática cívica legais, por quaisquer cidadãos brasileiros, do Sistema de Governo Presidencialista e do Estado Democrático de Direito, assim como, para evitar-se daqui para a frente, a materialização de golpes políticos, militares, jurídicos, etc, de quaisquer forma, que atentem contra os interesses e direitos constitucionais do povo, contra a unidade, a segurança e a paz social do Brasil, que seja regulamentado com urgência preceitos constitucional existentes sobre o assunto e, se não houverem, que seja aprovado com a mesma urgência, Emenda Constitucional ou peça jurídica legal, para amparar constitucional e juridicamente, essa exigência justa e anseio do povo brasileiro. xv) Complementar ao pleito cidadão e justo, do item anterior, que todos os golpistas, pessoas e/ou organizações, independente de quem sejam, que atentem contra os interesses e direitos constitucionais do povo; contra a democracia, o estado de direito e contra o Sistema de Governo Presidencialista estabelecido; contra a unidade, a segurança e a paz social do Brasil, sejam considerados inimigos do Brasil e traidores da pátria, bem como seus crimes capitulados como crimes hediondo, contra a humanidade e inafiançável e, sua punição, deve ser exemplar, com cumprimento integral da pena em ambiente fechado. É isso, caros jovens e estudantes brasileiros, espelhem-se, na consciência política demonstrada pelo povo mexicano (https://www.brasil247.com/pt/colunistas/josereinaldocarvalho/360305/M%C3%A9xico-de-p%C3%A9-versus-golpistas-de-joelhos-perante-o-imp%C3%A9rio.htm ), célula de liberdade que, libertando seu país das garras do neoliberalismo, serve de exemplo de luta para todos nós. Despertem, portanto para as ruas, para as praças, logradouros, auditórios, etc, pois esses, são os seus púlpitos pela defesa da Cidadania, pela defesa do Estado de Direito e Pela defesa da Democracia e da soberania de nossa Pátria e, cantem bem alto e sem medo, o Refrão da sua canção: “São os estudantes a energia, que fará desta nação, A bomba que o mundo ouvirá, Num brado de libertação”. São essas, as nossas singelas sugestões e contribuição, à correção desses desvios de comportamentos sucessivos e de falta de ética, de patriotismo e de respeito à Constituição Federal do país e ao povo brasileiro, por quem foram eleitos e/ou nomeados nos termos da CF, para exatamente, promoverem a paz social, a justiça imparcial para todos, igualmente e, promoverem o bem-comum para a nação e seu povo. Melhorem e aperfeiçoem essas sugestões e discuta com seus amigos e parentes. Quebrem a inércia e abaixo o comodismo, o Brasil precisa de vocês. VIVA O BRASIL LIVRE DO ENTREGUISMO, INDEPENDENTE E SOBERANO. Sebastião Farias Um cidadão brasileiro e nordestinamazônida

Envie seu Comentário

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook