TSE orienta instituições e empresas de comunicação sobre divulgação do resultado das eleições

A medida permite que emissoras de TV, de rádio, grandes portais de internet e jornais, por exemplo, possam informar os votos recebidos por cada candidato no dia da eleição em tempo real, a partir do encerramento da votação, às 17h.

Fonte: TSE
Publicada em 10 de julho de 2018 às 11:21

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início, nessa segunda-feira (9), à fase de preparação para que instituições e veículos de comunicação interessados em divulgar os resultados das eleições possam utilizar os dados gerados diretamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida permite que emissoras de TV, de rádio, grandes portais de internet e jornais, por exemplo, possam informar os votos recebidos por cada candidato no dia da eleição em tempo real, a partir do encerramento da votação, às 17h.

O chefe da Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados do TSE (Setot), Júlio Valente, conduziu a reunião e explicou que a participação dos órgãos de imprensa permite a disseminação das informações de forma democrática. “A imprensa brasileira é muito pulverizada e consegue ter uma capilaridade que nós, sozinhos, não teríamos. Então, são parceiros fundamentais para fazer a informação chegar ao cidadão”, afirmou.

Nesta primeira reunião, foram convidados os gestores das instituições, que puderam conhecer as regras de utilização dos dados e arquivos que serão fornecidos pelo TSE. Além de conhecer o passo a passo desse processo, os participantes foram alertados para a proibição de alterar qualquer conteúdo divulgado pelo Tribunal, bem como sobre a impossibilidade de cobrar por tais serviços, que são totalmente gratuitos.

Outra reunião foi realizada na tarde de ontem, com profissionais da área técnica das empresas. O objetivo foi discutir as atualizações dos softwares e de que forma se dará a manipulação do material a ser disponibilizado.

Uma das novidades deste ano é que qualquer instituição interessada poderá participar da divulgação dos resultados, não sendo necessário realizar cadastramento prévio. Isso porque, conforme explicou Júlio Valente, as informações ficarão disponíveis no formato nuvem, o que não limita a quantidade de acessos. A estrutura permite que milhares de pessoas visualizem as informações sem que ocorram interrupções ou falhas, fazendo com que o acesso seja mais dinâmico.

Um dos gestores presentes na reunião foi Samuel Farias, gerente de produção e programação da Rádio Nacional, ligada à EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Ele ressaltou a importância de ter acesso aos dados diretamente da fonte para levar informações com mais credibilidade ao cidadão.

Samuel lembrou que a EBC tem um grande número de emissoras parceiras, principalmente de caráter educativo e cultural, formando uma rede que cobre todo o país, além de ter seu conteúdo reproduzido por diversos outros veículos públicos e privados.

“Com essa parceria, acredito que o cidadão de áreas remotas, que não tem acesso à internet, por exemplo, poderá ter a informação em tempo real, talvez na mesma velocidade que o cidadão que está num centro metropolitano”, disse ele.

Simulados

Júlio Valente informou que em setembro serão realizados simulados para que os órgãos de imprensa possam testar o funcionamento de seus próprios softwares a partir de dados brutos oferecidos pelo TSE. Ele explicou que os representantes dos veículos precisam entender como esses arquivos brutos são estruturados e que tipo de informação contêm, para que possam alterar seus próprios softwares de forma a tudo funcionar direito no dia das eleições.

“O TSE disponibilizará os arquivos de dados brutos para que os órgãos de imprensa possam trabalhar esses arquivos e apresentar da forma que acharem melhor. Então, eles desenvolverão seus próprios programas para lerem esses arquivos brutos e produzirem gráficos e tabelas. Inclusive faremos simulados em que vamos gerar esses arquivos para que os órgãos de imprensa possam colocar seus programas em teste”, informou.

De acordo com ele, todo esse esforço é importante para tornar o processo eleitoral cada vez mais transparente. “Contamos com os órgãos de imprensa como parceiros para que possam disseminar informações de qualidade, em tempo real”, disse.

Para os representantes de veículos que estão fora de Brasília e não puderam acompanhar as explicações, o conteúdo está disponível na página do TSE no YouTube. 

Os interessados em compartilhar as informações no dia da eleição também devem se inteirar das regras que estão na Resolução de Atos Preparatórios (Resolução TSE nº 23.554/2018), a partir do capítulo VI e artigo 238.

Dúvidas sobre o tema podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook