Prefeitura vai cadastrar feirantes e organizar Feira do Produtor Rural

Objetivo é valorizar, fomentar e fortalecer o setor produtivo para incrementar a renda do homem do campo.

Publicada em 21 de março de 2017 às 16:39:00

A prefeitura de Porto Velho iniciou trabalho para organizar a Feira do Produtor Rural e também a feira livre que funciona no entorno do galpão, à rua Rogério Weber, região do Cai N'Água. No sábado (18), o subsecretário municipal de agricultura e abastecimento, Francisco Evaldo de Lima visitou o local acompanhado dos diretores de departamentos da Subsecretaria Municipal da Agricultura (Semagric) para conversar com os feirantes e fazer uma avaliação geral.

Depois de percorrer a feira e conversar com o diretor, feirantes e produtores, Lima identificou vários pontos que necessitam ser ajustados. “Nossa primeira constatação é de que a Semagric precisa dar um apoio maior aos trabalhadores”, declarou. O trabalho começa com o cadastramento das pessoas que ali trabalham, para identificar quem é produtor, quem é feirante e qual a situação de cada um.

Outro ponto diz respeito as bancas onde os produtos são expostos, que ainda são de madeira. Lima avalia que esse tipo de material não proporciona muita higiene e causa má impressão ao público. “Vamos montar uma equipe para trabalhar essa questão das barracas e fazer as mudanças necessárias. A ideia é que elas sejam de alumínio, o que proporciona melhores condições dehigienização”, afirmou.

A prioridade no momento é organizar o local, começando pelo cadastramento das pessoas que ali trabalham. Partindo desse princípio, Lima acredita que a prefeitura poderá melhorar o sistema de transporte dos produtores com suas respectivas produções do campo até a feira, para que possam vender direto ao consumidor, o que evita a ação de atravessadores.

Seguindo orientações do prefeito dr Hildon Chaves, o subsecretário pretende firmar várias parcerias. “Temos como fazer um grande trabalho em parceria com os produtores e envolver vários órgãos municipais e até estaduais para dar uma nova cara ao local. Essa ação faz parte do planejamento da atual gestão para valorizar os pequenos empreendedores, os produtores e também agregar valor ao que é oriundo da agricultura familiar”,disse.

Outro objetivo é fortalecer o trabalho de logística que a prefeitura proporciona aos agricultores, por meio dos caminhões da Semagric. Lima quer facilitar o acesso dos produtores a esse serviço para aumentar o número de pessoas e, consequentemente, de produtos com maior frescor e qualidade.

“Desta forma fazemos cumprir o papel fundamental desta subsecretaria que é o fomento a agricultura e o incremento a renda da população do meio rural”, enfatizou, destacando também a importância da agricultura e da agroindustrialização para agregar valor aos produtos e subprodutos da agricultura familiar, gerando emprego, renda e “assegurando a permanência do homem no campo com dignidade e justiça social”.

Francisco Evaldo Lima entende também que a reabertura do Restaurante Popular que foi construído ao lado da Feira do Produtor Rural, mas que está fechado deste a enchente de 2014, poderá ser de grande importância para os produtores, vez que poderá absolver boa parte da produção.


 

Texto Comdecom|Fotos Semagric