Peritos de Rondônia recebem homenagem em sessão solene

​​​​​​​Sessão foi proposta pelo deputado Léo Moraes em alusão ao dia do perito criminal

Assessoria
Publicada em 07 de dezembro de 2017 às 14:12
Peritos de Rondônia recebem homenagem em sessão solene

O deputado Léo Moraes (PTB) presidiu na manhã desta quinta-feira (7) uma sessão solene para homenagear os peritos de Rondônia. A sessão teve a participação do vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), do secretário subchefe da Casa Civil, Waldemar Albuquerque, do presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de Rondônia, Edilson Almeida de Souza, do diretor geral da Polícia Técnica e Científica - POLITEC, Sandro Micheletti e dos peritos criminais de Rondônia.

O dia do perito criminal é comemorado em 4 de dezembro em honra ao patrono da perícia criminal no Brasil, Otacílio de Souza Filho, que nasceu nesse mesmo dia. Otacílio Filho morreu tragicamente em 1976, após cair de um penhasco em Minas Gerais enquanto participava de uma investigação sobre duas mortes que haviam ocorrido naquele local.

O deputado Léo Moraes destacou que tem grande afinidade com a perícia criminal e que não poderia deixar a data passar em branco. “Estou muito honrado em poder prestar essa homenagem aos nossos peritos, e por ter a presença de todos vocês aqui hoje. Aprendi a gostar da perícia ainda quando garoto e me sinto em casa quando estou no ambiente de trabalho de vocês. Somos conhecedores das dificuldades que os senhores passam no dia a dia e o quanto essa profissão é difícil, mas que vocês executam muita competência”, diz Léo.

De acordo com o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, os peritos criminais são os policiais do século XXI. “A segurança pública do nosso país será um dos temas mais discutidos nas próximas eleições. Essa homenagem é muito importante para reconhecer o trabalho que esses peritos realizam” destacou.

Para Daniel, a polícia técnica é a garantia que temos de não cometer injustiças e punir indevidamente. “Sei que os senhores estão longe do que aspiram, mas passos gigantes já foram dados e continuaremos trabalhando juntos para alcançar nossos objetivos”, explanou.

O secretário Subchefe da Casa Civil, Waldemar Albuquerque, elogiou a ética com que os peritos criminais realizam suas funções. “Eu admiro a sensibilidade e ética que vocês conduzem os casos. Sabemos que muitas vezes, faltam recursos técnicos para desempenhar algumas atividades, mas estamos trabalhando para amparar todos vocês cada vez mais”, disse Albuquerque.

Para o diretor geral da Polícia Técnica e Científica (Politec), Sandro Micheletti, a iniciativa do deputado Léo Moraes em prestar homenagem aos peritos em uma data tão importante é muito gratificante. “Temos hoje 84 peritos ativos em Rondônia e o deputado Léo Moraes conseguiu trazer um pouco mais da metade para essa sessão”, exaltou Sandro.

O diretor também destacou que se está lutando para atender a demanda dos peritos em exercer outra atividade técnica remunerada, através do projeto de lei que acrescenta o §3º no Art. 96 da Lei Complementar nº 76, que trata sobre o Estatuto da Polícia Civil de Rondônia.

O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de Rondônia, Edilson Almeida de Souza, agradeceu o empenho e dedicação do deputado Léo Moraes em atender as demandas apresentadas pela classe.

“O deputado Léo Moraes assumiu um compromisso e cumpriu, afinal de contas, um pai que ama seu filho jamais o abandona. Agradeço em nome de todos os peritos pelo carinho e respeito dedicado”, finalizou.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook