Luta do Sintero é destacada em Encontro Internacional de Educação

Foram convidados representantes de universidades e organizações sindicais dos países latinos, como México, Paraguai, Uruguai, Argentina e Costa Rica, além do ministro da Educação boliviano.

Assessoria Sintero (com informações da CNTE)
Publicada em 29 de setembro de 2017 às 13:23
Luta do Sintero é destacada em Encontro Internacional de Educação

A luta do Sintero em defesa dos trabalhadores em educação e do ensino público foi destacada nos discursos de abertura do Encontro Latino-Americano de Educação, que acontece em Porto Velho nesta sexta-feira (29/09) e sábado (30/09).

O evento, que tem como tema principal “Educação Pública: Democracia e Resistência”, é realizado pelo Sintero em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL). Foram convidados representantes de universidades e organizações sindicais dos países latinos, como México, Paraguai, Uruguai, Argentina e Costa Rica, além do ministro da Educação boliviano.

A cerimônia de abertura teve apresentação cultural do Boi Bumbá Corre Campo.

Em seu discurso de abertura, o presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, deu as boas vindas às delegações das 11 Regionais, aos convidados e aos palestrantes internacionais.

A Secretária Geral do Sintero, Fátima Silva, destacou que Rondônia foi escolhida para sediar o evento devido à força e ao respaldo que o Sintero tem na luta sindical no âmbito nacional. “A luta do Sintero é reconhecida em todo o país. É um exemplo de defesa dos trabalhadores. É uma demonstração de como o verdadeiro sindicalismo deve atuar”, disse.

Compuseram a mesa principal, além do presidente do Sintero, o presidente da CNTE, Heleno Araújo Filho; o presidente da CUT/Rondônia, Nereu Klosinski; o coordenador de programa do Ministério da Educação da Bolívia, Armando Terrazaz Calderón; a Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva; o Secretário de Relações Internacionais da CNTE, Roberto Franklin de Leão; e Combertty Rodrigues, Coordenador Geral da Internacional da Educação para a América Latina – IEAL.

O evento conta com tradução simultânea para facilitar a compreensão por parte das delegações e tem a seguinte programação:

O primeiro painel teve início logo após a cerimônia de abertura, quando foi debatida a “Conjuntura política internacional e educacional frente aos ataques do capital financeiro ao direito à educação pública gratuita”, tendo como palestrantes o professor Heleno Araújo Filho, presidente da CNTE, e Ramon Cujui, membro da coordenação da Frente Brasil Popular (FBP).

Ainda nesta sexta-feira, no período vespertino, o coordenador nacional do Programa de Formação Complementar (Profocom) para Atores do Sistema Educativo Plurinacional do Ministério da Educação da Bolívia, Armando Terrazaz Calderón, vai apresentar o modelo implantado em seu país, responsável pela erradicação do analfabetismo, dentre outras mudanças.

Amanhã, sábado, 30, os painéis continuam com os convidados internacionais, sobre a realidade educacional de seus países e os desafios da política de valorização dos educadores e educadoras e da construção de uma educação libertadora.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook