Cristovam Buarque vê 'caos institucional' na tentativa de soltura de Lula

Ele atacou a politização das decisões do Judiciário, que considera inacreditável num regime democrático, e ressaltou que a desconfiança da população atinge todos os Poderes.

Agência Senado 
Publicada em 10 de julho de 2018 às 11:16
Cristovam Buarque vê 'caos institucional' na tentativa de soltura de Lula

Em discurso ontem (9), o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) avaliou a tentativa de soltura do ex-presidente Lula, ocorrida neste domingo, como sinal do caos institucional brasileiro e da falta de credibilidade das autoridades da República. Ele atacou a politização das decisões do Judiciário, que considera inacreditável num regime democrático, e ressaltou que a desconfiança da população atinge todos os Poderes.

- Nós vimos juízes batendo a cabeça – nem vou discutir aqui qual tem razão – nós vimos juízes politizando questões que deviam ser jurídicas, nós vimos que no Brasil de hoje o resultado do julgamento depende da sorte do réu em cair nas mãos de um juiz ou de outro juiz. Isto é inacreditável que esteja acontecendo numa situação democrática [...] Isso está se generalizando. Estamos perdendo, ou já perdemos, a confiança no Poder Judiciário também - afirmou.

Cristovam cobrou uma ampla reforma política que seja “patriótica e não oportunista” e espera que os eleitores escolham seus candidatos conforme seu posicionamento diante dessa reforma. O senador também criticou a proposta de ampliação do número de cadeiras do Supremo Tribunal Federal e considera impossível para o Brasil continuar com um Judiciário em que cada juiz “determina o que quer sobre tudo”.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook