Vilhena: por telefone, golpista tenta extorquir familiares de internados em UTI

Estelionatário pede depósitos para pagar exames.

Publicada em 29 de July de 2014 às 16:25:00

Vilhena, Rondônia - Pelo menos seis pessoas com parentes internados na UTI de Vilhena compareceram ao Hospital Regional no final da manhã desta terça-feira, 29, desesperadas, após receberem ligações de um homem que se identificava como médico e que pedia depósitos em contas bancárias, supostamente para pagar exames.
O FOLHA DO SUL ON LINE conversou com duas pessoas que receberam ligações do que parece ser um estelionatário. Um deles é Claudemir Costa, que tem um cunhado internado há duas semanas na UTI e que foi orientado a fazer o depósito para pagar a ultrassonografia do paciente. O doente, que caiu de um telhado e sofreu traumatismo craniano, é da cidade de Colorado do Oeste.

O outro entrevistado é um vendedor, cuja mãe deu entrada no HR com problemas relacionados à diabetes. O filho da idosa também foi contactado e entrou em desespero quando o autor da chamada, que se dizia médico, exigia um depósito de R$ 2.400. “Ele falava que estava realizando os exames numa clínica de Vilhena”, revela a vítima, que não executou o procedimento bancário.

O FOLHA DO SUL ON LINE atendeu uma das ligações e conversou com o golpista. Usando termos médicos de forma bastante eloqüente, o homem explicava a urgência dos exames e exigia o pagamento: “A vida paciente está em suas mãos agora”, disse ao repórter, que se passou por filho da mulher internada.

De acordo com as próprias vítimas da audaciosa abordagem, uma falha de comunicação no próprio Regional pode ter facilitado as tentativas de golpe. Uma pessoa ligou para a unidade, dizendo-se médico do Hospital de Base, de Porto Velho, e pediu os dados dos que estavam na UTI. O médico, de boa fé, teria fornecido não apenas o nome, mas também os números de contato dos pacientes.



Fonte: Folha do Sul Online
Postado por: Dimas Ferreira