Vereadores presos pela PF tomam posse em Vilhena em meio a protestos e troca de ofensas 

Forte aparato policial evitou agressões, mas não baixarias na cerimônia.

Publicada em 16 de janeiro de 2017 às 08:09:00

Ao forte aparato policial, os vereadores Wanderlei Graebin (PSC) e Júnior Donadon (PSD), chegaram à Câmara de Vilhena na manhã de sábado, 14, para tomarem posse, após conquistarem esse direito na justiça. Os dois viajaram mais de 12 horas de Porto Velho até a cidade, uma vez que estão (e vão continuar, por enquanto) presos no Centro de Correição da PM na capital, por serem advogados.

Logo na chegada das viaturas policiais de apoio e de transporte dos dois parlamentares, manifestantes os receberam aos gritos. Para evitar incidentes, a dupla seguiu direto para a Sala da Presidência da Câmara, à qual apenas a imprensa e familiares dos parlamentares tiveram acesso. Além de Júnior e Wanderlei, participaram do ato solene os vereadores estreantes Samir Ali Rafael Maziero e Adilson (Presidente), todos do PSDB, mais Ronildo Macedo (PV).

A discreta cerimônia de posse foi quebrada por uma grito de “glória a Deus”, disparado por uma apoiadora de Graebin, que estava acompanhado de familiares. Após a assinatura do documento de posse, a esposa de Wanderlei, Cristina Rey, a título de incentivo ao vereador, lembrou a grande façanha dele, que assumiu o sexto mandato consecutivo na Casa.

 

A situação ficou tensa quando um profissional de imprensa lembrou que, apesar da longevidade na política, Graebin está preso. Os parentes do edil reagiram e, por pouco, o episódio não descambou para agressões físicas.

Na saída dos vereadores, que devem retornar ainda hoje para Porto Velho, mais confusão: manifestantes dirigiram ofensas à esposa de Graebin e ao próprio edil, que reagiram no mesmo tom. Wanderlei chegou a jogar pra cima o jaqueta que estava usando.

Donadon, que estava sozinho e não deu declarações, também saiu sob protestos. Tanto ele quanto o colega alegam inocência e Graebin chegou a prever seu retorno à Câmara no início do próximo mês. 

Fonte: Fotos: Rogério Perucci 
Autor: Da redação FOLHA DOSUL ONLINE