Vereador Sid entrega às autoridades relatório com as áreas para a reconstrução dos distritos ribeirinhos

“Em Nazaré , apontamos a área em volta da escola estadual , e em Calama, uma área ao lado da Escola Estadual. A Nova São Carlos ficaria onde é hoje a fazenda do Irmão Tião".

Publicada em 19 de April de 2014 às 15:43:00

Porto Velho, Rondônia - O vereador Sid Orleans (PT)  entregou, a diversas autoridades dos poderes  executivos municipal e estadual,  o relatório do sobrevôo que fez com representante do Programa Terra Legal no intuito de localizar terras firmes para a reconstrução dos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama.

Segundo ele -  que já apresentou algumas sugestões de áreas-, será necessária a construção de residências para atender 708 famílias para a nova São Carlos, proposta para ser construída na fazenda do Irmão Tião, do outro lado do rio. “Em Nazaré apontamos a área em volta da escola estadual , e em Calama,  uma área ao lado da Escola Estadual".


O vereador  se mostra preocupado com a baixa do rio Madeira  e o retorno das pessoas para as suas casas. “Com o tipo de abrigo que arranjaram para as pessoas, sob lonas, receio que a população volte para as suas residências e fiquem doentes, ou mesmo sejam vítimas no futuro de nova cheia. Se os executivos municipal e estadual tivessem alugado prédios e utilizado alguns imóveis desocupados, a situação estaria muito mais organizada e as aulas não teriam parado,  mas, infelizmente, ainda está visível a deficiência de planejamento e de ações efetivas por parte dos governos municipal e estadual”, explica Sid.


Orleans relata que a primeira coisa a ser feita era localizar a área e depois regularizá-la. “Sem estas iniciativas nada e nenhum projeto terá o financiamento do Governo Federal e o nosso trabalho foi feito e está sendo divulgado neste sentido, para auxiliar as autoridades. As áreas estão identificadas, agora é só iniciar as negociações com a ajuda do Terra Legal, que me acompanhou no sobrevôo e da Superintendência do Patrimônio da União que se disponibiliza a ajudar, principalmente na situação da nova São Carlos que é terra federal”, finaliza .