Valdir Raupp elogia decisão do governo de substituir a TJLP pela TLP

Numa primeira análise, essa medida pode ser avaliada negativamente, mas o que acontece, na verdade, explicou o senador, é que, para oferecer taxas menores para empresários beneficiários de empréstimos do BNDES, o restante da população acaba pagando juros mais altos.

Waldemir Barreto/Agência Senado
Publicada em 08 de junho de 2017 às 13:22
Valdir Raupp elogia decisão do governo de substituir a TJLP pela TLP

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou a edição pelo governo de medida provisória substituindo, a partir de primeiro de janeiro de 2018, a Taxa de Juros de Longo Prazo pela Taxa de Longo Prazo na definição dos juros em contratos de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Assim, os juros nesse tipo de transação, hoje próximos de 7%, subirão lentamente até se igualar às taxas praticadas pelo mercado, um pouco mais altas, disse Valdir Raupp.

Numa primeira análise, essa medida pode ser avaliada negativamente, mas o que acontece, na verdade, explicou o senador, é que, para oferecer taxas menores para empresários beneficiários de empréstimos do BNDES, o restante da população acaba pagando juros mais altos. Corrigindo essa situação, por meio dessa medida provisória, a tendência é que as próprias taxas de mercado iniciem uma trajetória de queda, o que, no longo prazo, vai beneficiar todos, argumentou o senador.

- A taxa de longo prazo permitirá cortes mais substanciais nos juros definidos pelo Banco Central, à medida que ela se aproximar dos juros de mercado. Graças a isso e à inflação mais baixa, estima-se que a Selic caia para até 8 por cento ao ano nos próximos meses. Com a TLP, mais tomadores poderão pagar menos por seus empréstimos, criando um ambiente de financiamento de maior equidade e beneficiando a atividade econômica - disse o senador.

Valdir Raupp ainda destacou o lançamento pelo governo do Plano Safra de 2017 e 2018, que destinará R$ 190 bilhões para o financiamento da próxima safra.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook