Vacinação contra a raiva acontece neste sábado

Dois morcegos que não se alimentam de sangue foram encontrados contaminados com o vírus da raiva.

Fonte: Centro de Controle de Zoonoses
Publicada em 13 de novembro de 2017 às 15:14
Vacinação contra a raiva acontece neste sábado

Porto Velho, Rondônia - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio  do Centro de Controle de Zoonoses, realiza no sábado (18) mais uma campanha de vacinação contra a raiva animal. A meta estipulada pela secretaria é vacinar cerca de 43 mil cachorros e 3 mil gatos, o equivale a 80% da população de cães e gatos. Serão 98 postos de vacinação, entre postos de saúde, associações de bairro, igrejas e escolas. Cerca de 600 servidores estão envolvidos para atingir a meta da campanha no sábado.

O vírus da raiva é transmitido dos animais para o homem por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e até o homem. A campanha acontece das 8 h as 17h30min

“Dois morcegos não hematófagos, que não se alimentam de sangue, foram encontrados contaminados com o vírus da raiva no perímetro urbano da capital, e isso serve de alerta para população, porque o vírus rábico se encontra no seu ciclo aéreo, mas é um fator de preocupação. Por isso a importância da vacinação. Há treze anos não é registrado nenhum caso de raiva em cão ou gato em Porto Velho”, destaca Rudolf Cristian Horacek, diretor do centro de controle de zoonoses.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook