UNIR e IFRO recebem ícones do pensamento pedagógico brasileiro

Dermeval Saviani (UNICAMP), José Luís Sanfelice (UNICAMP) e Newton Duarte (UNESP) realizarão Conferências na I JORNADA DO HISTEDBR-RO.

Fonte: UNIR
Publicada em 05 de outubro de 2017 às 17:05

Acontece na próxima semana, de 11 a 13 de outubro, no Auditório do IFRO – Campus Calama, em Porto Velho, a I Jornada do HISTEDBR-RO, uma realização da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR-RO), em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com a temática “Educação e Marxismo – 100 anos da Revolução Russa”, a proposta do evento é discutir a influência da Revolução Russa em processos posteriores, incluindo as propostas educacionais.

De acordo com os organizadores do evento, a Revolução de 1917 inspirou inúmeros outros processos revolucionários e a educação socialista fundamentada no marxismo inspirou a principal teoria pedagógica do Brasil: a Pedagogia Histórico-Crítica, formulada por Dermeval Saviani (UNICAMP), que será um dos palestrantes convidados do evento, além dos professores José Luís Sanfelice (UNICAMP) e Newton Duarte (UNESP), entre outros pesquisadores.

Na programação da Jornada está prevista para a noite do dia 11 uma Mesa de Debate sobre os 100 anos da Revolução Russa, com os professores Marco Antônio de Oliveira Gomes (UEM), Márcio Marinho Martins (IFRO) e Flávio Leite Costa (IFRO). E na tarde do dia 12 também é esperada a participação de movimentos sociais do campo, movimento estudantil, movimento indígena e movimento operário. A programação completa está disponível no site do evento: www.jornadahistedbr.unir.br.

Segundo os organizadores, a I Jornada do HISTEDBR-RO já está com quase 800 inscritos, sendo que mais de 120 são para apresentações de trabalhos. Dessa forma, o evento “já cumpriu o seu papel de debater e difundir as contribuições do pensamento marxista no Brasil atual”, afirmou o professor Márcio Martins, do IFRO.

 A coordenadora-geral do evento, professora doutora Marilsa Miranda de Souza (UNIR), considera exitoso o fato de “reunir em único evento três grandes intelectuais do pensamento pedagógico brasileiro. É uma oportunidade única e que atrairá pesquisadores, docentes e estudantes dos Estados de Rondônia, do Acre e do Amazonas”.

 As inscrições para ouvintes encerram hoje, 5 de outubro, e podem ser feitas neste link.


II Jornada do HISTEDBR-RO (2018)

A comissão organizadora já definiu a temática da II Jornada do HISTEDBR-RO para 2018: Os cem anos de Córdoba – atualidade das lutas de resistência em defesa do ensino público e científico. Segundo os pesquisadores, as mobilizações em Córdoba, na Argentina, em 1918, espalharam-se rapidamente por toda a América Latina e contribuíram para edificar a concepção de universidades que conhecemos nos dias de hoje: coparticipação dos estudantes na estrutura administrativa; ensino laico, participação livre nas aulas; periodicidade definida e professorado livre das cátedras; caráter público das sessões e instâncias administrativas; extensão da universidade para além dos seus limites e difusão da cultura universitária; assistência social aos estudantes; autonomia universitária; universidade aberta ao povo.

 “Consideramos pertinente esta temática, uma vez que a universidade pública na América Latina está sob ataque de setores anticientíficos e privatistas”, conclui Marilsa Miranda.

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook