Turismo: Aproveite as férias em Rondônia

A sensação de conhecer um pouco da Floresta Amazônica é única e o contato com a natureza é indescritível.

Publicada em 02 de December de 2016 às 08:16:00

Rondônia tem muito a oferecer aos turistas, no coração da América do Sul. Esbanja além de paisagens deslumbrantes, muitas opções culturais e gastronômicas. A sensação de conhecer um pouco da Floresta Amazônica é única e o contato com a natureza é indescritível.

O estado vem ganhando cada vez mais destaque para o turismo brasileiro, graças ao seu patrimônio cultural riquíssimo em costumes, folclore, festas religiosas e belezas naturais. Com hotéis de selva, parques-hotéis e hotéis-fazenda e culinária exótica à base de pescados, o estado preserva as influências históricas e se destaca por seus rios.

Chegando à capital o turista encontra edificações históricas no centro da cidade - a exemplo do Mercado Cultural e o Museu da Memória Rondoniense (antigo Palácio Presidente Vargas) -, o maior teatro do Norte do Brasil, o Palácio das Artes, museus como o Memorial Rondon e Museu Internacional do Presépio. Imperdíveis passeios de barco no Rio Madeira de onde se vê a colossal Usina de Santo Antônio e a ponte Rondon-Roosevelt. 

Nos arredores da cidade, há vários balneários e as manifestações indígenas e folclóricas na região do Baixo Rio Madeira, com acesso por barco. 

Em Porto Velho, o turista saboreia desde a culinária ribeirinha na Feira do Porto aos finais de semana, passando pelos pescados tradicionais em vários restaurantes da orla do Madeira até a gastronomia internacional em redutos como o boêmio Bairro Caiari e outros pontos. O prato oficial de Porto Velho é o Pirarucu Rondon. 

Para quem gosta de ecoturismo, em Rondônia o passeio é o ideal, com floresta tropical, cerrado, campos naturais, serras e pantanais, além de rios com belas cachoeiras, corredeiras e praias. O local é muito procurado por quem curte aventura e pesca esporte; oferece opções para a prática de rapel, escalada, parapente e canoagem.

Que tal percorrer os caminhos de Rondon- BR 364 e em uma viagem histórica conhecer o Portal da Amazônia Ocidental? Em Vilhena, cidade que tem a temperatura mais amena de toda a Amazônia, se principiam os caminhos de Marechal Rondon, herói da pátria que desbravou e deu nome ao estado. Na cidade há uma relíquia arquitetônica: a Casa de Rondon. Em Ji-Paraná, está o Museu das Comunicações, edificação onde funcionou o posto telegráfico da Comissão Rondon. 

No mesmo polo, o turista pode visitar o Museu Regional de Arqueologia de Rondônia, em Presidente Médici ou se aventurar no Morro Chico Mendes e o vale das Cachoeiras, de Ouro Preto do Oeste.

Em outro polo, é imperdível o Encontro das Águas dos Rios Mamoré e Pacaás. Um dos principais atrativos da cidade de Guajará é o Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que dispõe do acervo da ferrovia e uma das lendárias locomotivas. Ainda em Guajará, exuberantes parques naturais, gastronomia peculiar com influência boliviana e uma das maiores manifestações culturais do estado, o Duelo da Fronteira. 

Já o Vale do Guaporé́ é um dos principais atrativos de Rondônia e abriga uma enorme variedade de ambientes ainda pouco impactados pela ação humana, apresenta grande diversidade de fauna e flora. Além dos peixes gigantes da Amazônia considerado Paraíso Ecológico, o Guaporé possui uma das mais antigas manifestações culturais, a procissão fluvial binacional do Divino Espírito Santo onde os romeiros navegam por todas as vilas e cidades ribeirinhas do Vale. Local bem estruturado com pousadas, barcos hotéis e o Iates-hotéis ancorado no rio Guaporé, na cidade de Pimenteiras do Oeste o turista pode apreciar a gastronomia e admirar as belezas únicas do vale que faz fronteira com o Parque Nacional Noel Kempl Mercado, o maior da Bolívia. 

O santuário ecológico do Vale do Guaporé, conta com uma das maiores relíquias do Brasil: O Real Forte Príncipe da Beira, construído em 1776 para defender o País da ofensiva dos espanhóis.

Destino mais procurado pelos apreciadores da pesca esportiva atrai profissionais e amadores de várias regiões do País em busca dos mais diversificados tipos de peixes amazônicos.

Vem pra Rondônia e aproveite tudo de melhor que o estado tem a oferecer. São quatro polos turísticos reconhecidos oficialmente pelo Ministério do Turismo abrangendo 14 municípios considerados turísticos.

 

   Encontro das Águas
        Igreja Santo Antônio
        Morro Chico Mendes 
     Passeio de Barco Rio Madeira 
     Passeio de Caiaque - Rio das Garças 
   Romaria fluvial do Divino Espírito Santo 
          Vale das Cachoeiras - Ouro Preto

 

Fonte: Setur