Tudo Aqui se prepara para inaugurar nova central de atendimento no Porto Velho Shopping

A equipe de 23 funcionários treinados e contratados trabalhará em nove órgãos distribuídos por 22 pontos de atendimento.

Texto: Montezuma Cruz - Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 12 de janeiro de 2018 às 14:30
Tudo Aqui se prepara para inaugurar nova central de atendimento no Porto Velho Shopping

Público aguarda chamada no Tudo Aqui

Foto: Esio Mendes

O Programa Tudo Aqui, que encerrou 2017 com o fornecimento de 311 mil documentos somente em Porto Velho, abrirá suas portas no Porto Velho Shopping ainda no primeiro trimestre deste ano.

A equipe de 23 funcionários treinados e contratados trabalhará em nove órgãos distribuídos por 22 pontos de atendimento. Estima-se que brevemente a equipe terá 35 atendentes, em dois turnos.

O novo espaço mede 549 m² e o contrato de locação firmado entre a Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos e a empresa Porto Velho Shopping S/A deve durar 60 meses (cinco anos).

As atividades da central, na Avenida 7 de Setembro, começam às 6h. No shopping o funcionamento será das 9h às 21h de segunda a sexta-feira; aos sábados das 9h às 20h; e aos domingos, das 14h às 20h.

No shopping, o programa expedirá segundas vias de certidões de nascimento e casamento, CPF, RG (cédula de identidade), passes livres para idosos e deficientes.

Este último item tem justificado políticas públicas para o setor, pois facilita sobremaneira viagens intermunicipais, disse a coordenadora estadual da Central de Atendimento ao Cidadão, Adriana Baptista.

Eletrobras, Caerd, Balcão Multisserviços, Detran, IICC (Instituto de Identificação Civil e Criminal), Procon e Sine estarão lá. Inicialmente, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) fornecerá carteiras de trabalho, passando na sequência a atender situações de seguro desemprego e oferta de vagas no mercado.

RGs seguem muito procurados em todo o estado. “O IICC faz 220 atendimentos por dia, e a fila pela manhã nos levará neste período ao atendimento aos sábados, com hora marcada”, ela adiantou.

Para 2018, ano de eleições nacionais, o Tudo Aqui se insere ainda mais na contemplação dos direitos de cidadania. Atuará, por exemplo, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral no fornecimento e organização de títulos de eleitores.

O programa também despertou famílias na capital e no interior, necessitadas em conhecer mais o atendimento de CRAS e CREAs, comentou.

CRAs é a sigla do Centro de Referência de Assistência Social, e CREAS é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, unidade pública estatal de abrangência municipal responsável pelo trabalho social especializado no Sistema Único de Assistência Social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

ALTA DEMANDA

A população de Rondônia dispõe cada vez mais dos serviços do Tudo Aqui: no ano passado, Rolim de Moura (Zona da Mata) atendeu 138.879, enquanto Porto Velho passou de 255.011 em 2016 para 311 mil em 2017, e Ji-Paraná, de 195.795 para 210 mil.

Segundo a coordenadora, a unidade móvel também teve maior procura, passando de 3.928 atendimentos em 2016 para 8.605 no ano passado.

A unidade móvel ganhou a parceria do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), para ativar a internet em todos os computadores utilizados.

Atualmente, o Tudo Aqui trabalha com 20 órgãos públicos.

Winz

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