Transposição embaralhou por negligência do governo Confúcio, diz senador

Para ele , a solução ideal para agilizar os processos seria a criação de uma Central Administrativa da Transposição com servidores, técnicos e procuradores que atuam em Rondônia.

Publicada em 29 de July de 2014 às 08:26:00

 O senador  Odacir Soares (PP) tem uma opinião diferente a respeito dos últimos acontecimentos envolvendo a transposição dos servidores de Rondônia aos quadros da União.

Odacir credita total responsabilidade ao Governo do Estado de Rondônia por empurrar o andamento da questão, causando prejuízos tanto aos trabalhadores que têm o direito à mudança quanto aos próprios cofres.

– Semana passada o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia, o Sintero, divulgou uma nota amplamente propagada na imprensa dando conta de que, anos depois, a transposição está andando. Isso porque o Estado de Rondônia só agora vem tomando as medidas cabíveis. A própria entidade sindical relata, em determinado trecho da notícia, que os técnicos do governo federal elogiaram os trabalhos e disseram que era esse o tipo de providência necessária para agilizar a análise dos processos – comentou o senador.

Culpa é do Governo do Estado de Rondônia

Segundo Odacir, a culpa jamais foi do governo federal e a demora da gestão de Confúcio Moura (PMDB) a se ater aos fatos foi fator preponderante para que o trâmite se arrastasse muito mais do que deveria:

– Tudo poderia ter sido mais simples. Se desde o começo tivessem levantado um dossiê de cada servidor, documentado de forma correta e não encaminhado de qualquer maneira para Brasília, como em casos em que houve até documentação escrita à mão, o Estado de Rondônia estaria usufruindo dessa economia e o servidor, por sua vez, já estaria recebendo seus salários do governo federal sem esse estresse por tanta demora – asseverou.

Central Administrativa da Transposição

O senador também falou sobre a necessidade de se criar – mesmo que muito atrasado – uma Central Administrativa da Transposição, que seria um órgão específico para tratar e dar prosseguimento ao assunto de forma célere e eficaz.

– É possível resolver o entrave da transposição em sessenta dias, no máximo em noventa. Basta querer. Montando a Central Administrativa da Transposição, o Governo de Rondônia colocaria servidores, técnicos e procuradores com a tarefa de preparar, como fizeram agora, os processos de cada servidor com a velocidade necessária. Espero que a partir de agora o governo estadual diligencie neste sentido, não mais negligenciando uma questão tão importante para Rondônia quanto esta – disse Odacir Soares.

Ex-Território Federal de Rondônia

– Quando o estado de Rondônia foi criado, extinguindo o antigo Território Federal, a questão era exatamente a mesma. Todos os servidores foram transpostos para o quadro em extinção da União com extrema rapidez, sem tumulto, sem confusão que é o que se precisa fazer agora. É um absurdo que essa já não seja uma demanda resolvida. Enquanto a questão não toma a forma indicada pelo Ministério do Planejamento do governo federal, os servidores e suas famílias não têm tranqüilidade. No Senado Federal acompanharei a partir de agora todo o processo da transposição de modo a não deixa-lo paralisar novamente por falta de uma burocracia estadual competente e efetiva – finalizou o senador Odacir Soares.