Terra de ninguém

Há 37 anos que respiro o ar poluído desta terra amaldiçoada. E há exatos 37 verões que nesta época do ano o oxigênio fica quase irrespirável.

Professor Nazareno
Publicada em 18 de agosto de 2017 às 10:46

Há 37 anos que respiro o ar poluído desta terra amaldiçoada. E há exatos 37 verões que nesta época do ano o oxigênio fica quase irrespirável. E tristemente sempre foi e será assim. Estamos na estação da fumaça, que vem logo após a estação da poeira. Aqui, diferente de muitos outros lugares do mundo desenvolvido e civilizado, as coisas parecem girar ao contrário: lama, poeira, fumaça e mormaço é o oposto do que se conhece como verão, inverno, primavera e outono. A criminosa fumaça das queimadas arde em nossos organismos e nos expõe a doenças evitáveis como rinite alérgica, asma, bronquite, tosse, dentre muitas outras. Esta parte da Amazônia, como uma Hiroxima abandonada e maldita, exala todos os anos vergonhosamente para o mundo, a fumaça de suas ainda poucas matas. E tudo sob o olhar complacente e passivo das autoridades.

Rondônia tem INCRA, tem SIPAM, tem Sivam, tem IBAMA, tem secretarias de defesa do meio ambiente em quase todos os municípios, tem Ministérios Públicos, tem tudo relacionado à defesa do meio ambiente com uma estrutura de fazer inveja a qualquer país civilizado do Primeiro Mundo, mas via de regra todo ano, a vergonhosa situação fecha aeroportos, lota hospitais com crianças e velhos, causa transtornos e providências não são tomadas para acabar ou pelo menos para aliviar a hecatombe que se abate sobre nós. Em Rondônia é como se a sociedade civil organizada não fosse organizada ou nem existisse. Nada aqui dá certo. Nada funciona. Quase tudo é na gambiarra, no jeitinho. O fogo assassino e a fumaça tomam conta de tudo. As pessoas incendeiam seus quintais. Fazendeiros incineram suas terras e ninguém contém o caos.

Nesse Estado parece que “é cada um por si e o diabo por todos”. Até apagão essa desgraça de lugar tem, apesar de possuir três grandes hidrelétricas que só servem para beneficiar os outros. A classe política, que nada faz, é de fazer inveja ao Sudão do Sul, Burkina Fasso ou Eritreia. Em vez de se preocupar com os inúmeros problemas do Estado, legislam em causa própria e na Assembleia Legislativa do Estado aprovam para si próprios um absurdo auxílio alimentação de mais de seis mil reais por mês sem levar em conta as necessidades de seus burros e otários eleitores. Mas ainda bem que recuaram diante do óbvio. Aqui nesta terra de ninguém, político só trabalha seis meses e já sai de férias. Óbvio que viaja para o mundo desenvolvido e civilizado. Disney e Paris, por exemplo. Tirar férias e ficar por aqui só para nós mesmos, os pobres e ignorantes.

Como se não bastasse o horror, até a educação do Estado estão querendo militarizar como se usar fardamento, prestar continência aos “superiores” e saber cantar o Hino Nacional fossem pré-requisitos básicos para se adquirir leitura de mundo, conhecimentos teóricos e boas informações. Engraçado é que ninguém falou em educação de tempo integral para nossas crianças e jovens. Rondônia ou Roubônia caminha para trás há muito tempo. Em breve virará uma província sem eira nem beira e finalmente desaparecerá do mapa. Isso aqui é uma espécie de “filial ruim e atrasada do Brasil”, outra porcaria sem conserto e sem rumo. Um lugar onde Lula e Jair Bolsonaro lideram pesquisas eleitorais para presidente da República não se precisa dizer mais nada. O jeito é se conformar mesmo em inalar fumaça, aplaudir os apagões e esperar chover merda. E então neste sinistro dia, a alegria reinará entre os rotos e desdentados.

*É Professor em Porto Velho.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Mário . 18/08/2017

    Esse cara que se diz,professor na verdade é um babaca.Cara te manda,volta pra onde você veio.Va pro inferno.

  • 2
    image
    Mário . 18/08/2017

    Esse cara que se diz,professor na verdade é um babaca.Cara te manda,volta pra onde você veio.Va pro inferno.

  • 3
    image
    Mário . 18/08/2017

    Esse cara que se diz,professor na verdade é um babaca.Cara te manda,volta pra onde você veio.Va pro inferno.

  • 4
    image
    Aldo Minardo 18/08/2017

    Tirando a parte da maldição, que não parece ser o caso de Rondônia, mas sim a falta de respeito de parte da sociedade local (sobretudo pecuaristas ), a matéria procede enquanto crítica ao descaso das autoridades com este peoblema sério das queimadas, que todo ano se repete de maneira criminosa e faz nossa população sofrer dos constantes problemas respiratórios. E não é facil pedir socorro por essas bandas, outro dia tocaram fogo no terreno baldio ao lado do condomínio que moro no bairro Lagoa, liguei para o Corpo e Bombeiros reclamando da grande quantidade de fumaça e do incêndio se alastrando para os terrenos próximos, fui orientado por um tenenteparabligar na SEMA. Essa por sua vez me disse que já havia uma equipe atuando na cidade, mas que eram muitas ocorrências. Enfim, mesmo com o IBAMA, INCRA, SIPAM, DIGAM, POLÍCIA AMBIENTAL, SEDAM, SEMA, BOMBEIROS, as queimadas seguem ano a ano fazendo vítimas, poluindo nosso ar e mostrando que as autoridades do setor precisam mostrar para que servem, combatendo com todos os rigores da lei,dia a quem doer seja deputado, senador, vereador, não importa quem esteja por trás desses crimes, o importante é ter punição e redução ou eliminação dessa prática danosa às pessoas que residem nessas paragens.

  • 5
    image
    renato 18/08/2017

    VAI EMBORA vc é um tonto.

  • 6
    image
    VAI EMBORA 18/08/2017

    Cara se você não gosta daqui, vai embora, ninguém te impede de ir. Não cuspa no prato que se come, pois são 37 anos que este Estado te dar abrigo e salário para você ficar falando asneiras. Todas as cidades apresentam problemas, vá a Nova York e mesmo sendo uma Megalópole mundial possui problemas estruturais como qualquer cidade de Rondônia. Fico impressionado você sendo educador, publicar besteiras para seus alunos. É isto que você passa para nossos educandos?. Você é uma vergonha para a educação do Estado de Rondônia.

  • 7
    image
    Rafael 18/08/2017

    A terra é abençoada. O que estraga são alguns cidadãos ominosos. Não tem respeito próprio, porque eles mesmos são lesados. Sem falar das próprias famílias. Aos mais de 25 anos que moro nessa terra maravilhosa, com calor e água em abundância, percebo que sempre são os mesmos seres que fazem tal desgosto. Não conseguem evoluir, avançar, caminhar no rumo que a humanidade está seguindo. Não vejo um futuro melhor, pois acredito que os pais são o esteio dos filhos e esses seguem seus passos. Passos errados que continuarão a fazer o que lhes foi mostrado pela malfazeja ação.

  • 8
    image
    ademar 18/08/2017

    Olá, nobre, o sr não está aprisionado para que não possa ter uma atitude de ir embora, vá até onde o sr entender que tenha o que imagina ser de ar ou outra benesse, mas essa terra é abençoada e muito bem, se tiver necessidade de ajuda financeira para ir é só dizer para onde quer, que te ajudo financeiramente, mas isso é típico de quem só sabe reclamar de tudo, nosso Brasil, mesmo com todos os problemas sejam quais forem, ainda é muito bom. Me sinto no direito de questionar e espero que seja educado e não venha com grosseria.

  • 9
    image
    IZAC BELARMINO SA SILVA 18/08/2017

    concordo em gênero, número é grau. É a mais pura e cristalina verdade.

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook