Sindicalistas se projetam no cenário político rumo às eleições de 2014

Dos representantes do movimento sindical que lançaram candidatura pela primeira vez nessas eleições municipais em Porto Velho, somente foi eleito Marcio do Sitetuperon.

Publicada em 05/11/2012 às 11:00:00

Autor: Lucas Tatuí
Dos representantes do movimento sindical que lançaram candidatura pela primeira vez nessas eleições municipais em Porto Velho, somente foi eleito Marcio do Sitetuperon (da categoria dos motoristas de veículos de transporte coletivo de passageiros). No entanto, outros sindicalistas, apesar de não conquistarem vaga na Câmara, se projetaram no cenário político.

Marco Antonio, presidente do Senalba (sindicato dos funcionários das empresas do ‘Sistema S’), mesmo antes do resultado nas urnas, integrou a Executiva Municipal do Partido da República (PR) de Porto Velho, que é presidida pelo também sindicalista Geraldo Sena, do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Senge). Ambos ficaram entre os mais votados na coligação composta pelo PT, PR e PPL, estando na situação de suplentes.

Marco Antonio também é diretor da Central Única dos Trabalhadores em Rondônia (CUT-RO, professor universitário, autor de livros publicados pela editora Senac e delegado da CNTEEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura). Em sua primeira participação na política, fez uma campanha volumosa conseguindo reunir o apoio tanto dos trabalhadores como da ala patronal. Com um mandato de 4 anos numa entidade cuja abrangência representativa é todo o Estado, o nome de Marco é um dos que devem ser discutidos pelo PR, com foco nas eleições de 2014.

Outro sindicalista em ascensão na política é Mauro Roberto da Silva, que presidiu, por dois mandatos, os sindicatos dos auditores fiscais (Sindafisco) e dos servidores do Judiciário (Sinjur), e que conquistou espaço nacional ao engajar nas lutas em Brasília em defesa da classe fiscal, como diretor da Federação Nacional do Fisco (Fenafisco). Em sua primeira candidatura a cargo político, Mauro foi o mais votado na Capital entre os Democratas (DEM), obtendo 1.156 votos. Hoje ocupa a vice-presidência do Diretório Municipal do DEM em Porto Velho, e seu nome já é certo para compor a nominata do partido para 2014.

Petistas
Três sindicalistas que se lançaram nessas eleições 2012 pelo Partido dos Trabalhadores (PT) também estão bem posicionados entre os suplentes, são eles: Chiquinho do Sintax (Sindicato dos Taxistas, Fretamento, Transporte Escolar e Turismo do Estado de Rondônia), que obteve 1.806 votos ; Da Silva, do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Rondônia (Sinttrar), que obteve 1.740 votos ; e Claudir do Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia), que conseguiu 1.104 votos.

Potência
A vereadora e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Porto Velho (Sindeprof), Ellis Regina, conquistou sua reeleição com 2.824 votos . Mesmo no cargo de vereadora, Ellis continua como dirigente do Sindeprof, já que o estatuto da entidade permite o exercício dessas duas funções simultaneamente. Com a permanência na Câmara Municipal, a sindicalista confirma sua potência política e importância dentro do PC do B – ainda mais com a saída de Davi Chiquilito para outra sigla. Ela já é cogitada para a disputa por vaga na Assembleia Legislativa daqui a dois anos.