Servidores e sindicalistas recebem voto de louvor por trabalho pela transposição

Sessão solene do deputado Anderson do Singeperon foi marcada pelas palavras conquista e economia.

Assessoria
Publicada em 17 de maio de 2018 às 15:51
Servidores e sindicalistas recebem voto de louvor por trabalho pela transposição

O deputado Anderson do Singeperon (Pros) realizou na manhã desta quinta-feira (17), sessão solene para a entrega de voto de louvor aos representantes de entidades sindicais e associações atuantes no processo da transposição dos servidores públicos do Estado.

Segundo Anderson, estes homenageados compuseram a Comissão Intersindical com a finalidade de coordenar os representantes das entidades sindicais e associações, tendo em vista o enorme número de entidades de classe e da sociedade civil envolvidos.

Inicialmente foi composta por cinco membros dos sindicatos dos servidores do Ministério Público, Poder Judiciário, Grupo Fisco, dos motoristas profissionais e dos Trabalhadores em Educação de Rondônia que foi sendo somado outros, chegando a 22 servidores, que receberão a homenagem pela contribuição durante todo o processo da transposição.

O deputado Anderson salientou o esforço de muitos para que os processos da transposição acontecessem.  Relembrou a história da transposição, que teve início dentro da Polícia Militar, onde, segundo o parlamentar, quando os sindicatos se engajaram foram ridicularizados afirmando que muitos estavam indo passear em Brasília.

O parlamentar disse que a transposição desceu garganta abaixo do governo federal e que estão fazendo de tudo para atrasar os processos e ganhar tempo. “Sinto-me um mero instrumento que hoje presta esta singela homenagem para relembrar esta bela história para que fique registrado para sempre”, disse Anderson.

O ex-presidente do Sinjur e coordenador do Intersindical, Israel Borges, disse que nada do que aconteceu teria sido possível sem a força e a garra do movimento sindical de Rondônia, que tornou este sonho em realidade e levando justiça aos servidores.

O advogado dos servidores públicos, Diego Vasconcelos, relatou a história de toda a montagem do processo, que começou com descrédito, passou de sonho para uma possível perspectiva até chegar e se tornar uma Emenda Constitucional. Salientou que a homenagem é parte da história de cada um, que se empenhou e construiu o caminho desta conquista.

O ex-senador Expedito Júnior disse que esta foi a maior união que Rondônia realizou, a que foi feita pelo movimento sindical. A votação só foi realidade pelo trabalho em conjunto, pela pressão, pela insistência. Salientou que a transposição não teve bandeira partidária, pois uniu os políticos pelo bem comum. Parabenizou o deputado Anderson por propor a justa homenagem.

Anderson lembrou que ninguém sabe a importância da transposição para o Estado de Rondônia. Para ele, a palavra é economia. Em um período de crise Rondônia está transpondo servidores e economizando dinheiro e ainda entrando mais dinheiro, através de salários melhores.

O presidente do Sindler, Rubens Luz, também relatou sua história de engajamento ao movimento e destacou a economia para o Estado e ao Iperon. “Parabéns colegas, este é um dia muito feliz para todos”.

O procurador do Estado, Luciano Alves, disse que o processo da transposição o fez ter um novo alento, um novo gás em sua carreira, “me faz sentir parte do time indo a Brasília, lutar junto com todos os sindicatos”. Para ele o movimento nasceu da base sindical e o governo teve de correr para aderir.

Luciano informou que já foram transpostos 3.708 servidores, que representa R$ 11,7 milhões de economia mensal. Há portaria para mais 1.853 para serem transpostos e outros 1.668 a serem analisados aguardando portaria. “Com todos sendo transpostos a economia chegará a R$ 22 milhões mensais”.

Disse ainda que assim que for votada a nova Medida Provisória 817 mais cinco mil servidores serão transpostos, e destes mil já estão aposentados. “A maior parte dos servidores em fim de carreira teve aumento de salário e auxiliaram na economia e crescimento do Estado”, finalizou o procurador parabenizando a todos.

O secretário da Sejus, Adriano Castro, parabenizou os servidores pela luta e conquistas, relembrando os fatos e curiosidades do processo.

O secretário da Casa Civil, representando o governo do Estado, Eurípedes Miranda, lamentou a ausência do governador Daniel Pereira (PSB) que foi um batalhador pela transposição. Lembrou da ação do governador junto a ministra Carmem Lúcia para manter policiais militares que estavam sendo devolvidos, garantindo os direitos destes servidores.

O deputado Anderson entregou aos homenageados o diploma de voto de louvor individual e aos sindicatos participantes do movimento pela transposição encerrando a sessão solene.

Comentários

  • 1
    image
    Edgar Nunes Romão 18/05/2018

    Deveriam ser homenageados aqueles que são torturados por essa transposição que não sai, por essa enrolação, por essa humilhação, por essa falta de respeito por aqueles que tanto trabalham. Por aqueles que tem seus processos analisados de forma grosseira e aí se espera mais de 15 meses por uma publicação de uma Ata Recursal. Vergonha. E não fazem nada, a não ser discursos...

  • 2
    image
    João Ramos 17/05/2018

    Senhor deputado, como fica a situação dos agentes penitenciários contratados em 1990?

  • 3
    image
    cremildo 17/05/2018

    tem gente que saiu no diario oficial ha 10 meses e não recebeu nada. Esta homenagem deveria ser quando tivesse concluido todos os trabalhos, mas ai o ano eleitora ja passou né. Palhaçada deveria ter limites.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook