Servidor Municipal tem Artigo Científico Publicado em Revista Internacional na Área de Tecnologia da Informação

Danilo Morais da Silva, servidor efetivo desde junho de 2008, é autor do Artigo "Python: História e Ascendência" publicado na Revista Portuguesa de Programação - Programar.

Assessoria
Publicada em 27 de fevereiro de 2018 às 10:49
Servidor Municipal tem Artigo Científico Publicado em Revista Internacional na Área de Tecnologia da Informação

O Operador de Sistemas, Danilo Morais da Silva, lotado na Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação, Comunicação e Pesquisa da Prefeitura Municipal de Porto Velho é bastante respeitado e prestigiado em sua área onde possui elogios publicados no DOM 5.547 de 04/10/2017 e DOM 5.628 de 02/02/2018.

O Servidor também já atuou na capacitação de Servidores desta Municipalidade através do evento 1º Simpósio Municipal Interdisciplinar, coordenado pelo Departamento de Capacitação e Treinamento - DCT/SEMAD, realizado no período de 04 a 08 de Dezembro de 2017, ministrando a Palestra: "As Redes Sociais como Ferramenta para Acesso à Informação na Administração Pública", que é um de seus projetos pessoais podendo ser prestigiado na página https://www.facebook.com/admredessociais.

Danilo está concluindo o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade EAD, pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN Net, Pólo Porto Velho/RO, localizado na R. Getúlio Vargas, 2634 - São Cristóvão, onde tever a oportunidade de realizar um de seus grandes sonhos que era Publicar um Artigo Científico e Técnico numa Revista Conceituada em sua Área de Atuação.

A Revista Portuguesa de Programação - PROGRAMAR, pertence à comunidade Portugal-a-programar, publicando edições desde o ano de 2006 e, em sua atual edição de número 59 de 21 de fevereiro de 2018, publicou o Artigo "Python: História e Ascendência" submetido pelo Servidor.

O Artigo Técnico e Científico aborda a Linguagem de Programação Python, criada pelo matemático holandês Guido van Rossum em 1989, a qual já possui diversas implementações em aplicativos utilizados por grandes Instituições parceiras como: NASA, Globo.com, Google, Air Canada, BitTorrent eYoutube, além de ser base para diversos jogos eletrônicos como, por exemplo, o Minecraft.Tambémé usado em aplicativos de softwares de manipulação de imagens digitais como Maya e Softimage (da empresa Autodesk), Blender, Guimp e os sistemas operacionais Amiga, NetBSD, MacOS e Linux”.

A importância do debate no Artigo se faz principalmente na representatividade da comunidade de desenvolvedores de softwares livres. A Linguagem de Programação Python é um instrumento muito importante para os iniciantes na carreira do desenvolvimento de sistemas, pois sua criação foi justamente com este objetivo, o foco nos iniciantes. Hoje já possui a uma comunidade de desenvolvedores denominada Python Software Foundation, que agrega mais de 96.000 pacotes de importação, ou seja, está em constante crescimento e adesão no seu ramo de atuação.

Danilo destaca que, após concluir um curso de programação para administração de redes de computadores, pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO Campus Porto Velho Zona Norte, viu a oportunidade para realizar uma pesquisa científica nesta área. O Professor Silmar Antoniio Buchner de Oliveira, ministrante do curso, ficou impressionado com este resultado e contente com esta vitória a qual o Servidor destaca que não é apenas dele, primeiramente é de Deus, pois Ele é quem verdadeiramente guia todos os seus passos, planos e projetos, mas também é de todos os que colaboraram direta e indiretamente para a realização de seu sonho. "É uma vitória nossa!”, diz Danilo.

A inspiração para a elaboração deste Artigo se deu desde o inicio de sua carreira acadêmica, pois sempre sonhou em publicar um artigo científico sobre algum dos seus projetos e, depois de muita pesquisa e oração, conseguiu o retorno da Revista Portuguesa de Programação, que o convidou a participar da comunidade Portugal-a-Programar. Dando-lhe esta oportunidade de ingressar numa comunidade de desenvolvedores de nível internacional. "Quando vi o meu artigo publicado na revista,fiquei muito emocionado e sem palavras para descrever minha alegria e realização pessoal”, diz o servidor emocionado.

Revista Portuguesa de Programação, Edição nº 59 de 21 de fevereiro de 2018: https://www.revista-programar.info/anuncios/revista-programar-no-59-fevereiro-2018/

Endereço da Matéria sobre o Artigo Publicado na Página da Revista Portuguesa de Programação: https://www.revista-programar.info/artigos/python-historia-e-ascendencia/

DOM da Portaria de Elogio de Outubro de 2017, página 1: https://arquivos.portovelho.ro.gov.br/uploads/leisdom/2/1507152040dom-5548-04-10-2017.pdf

DOM da Portaria de Elogio de 31 de Janeiro de 2018, página 2: https://arquivos.portovelho.ro.gov.br/uploads/leisdom/2/1517605183dom-5628-02-02-2018.pdf

Matéria sobre o 1º Simpósio Municipal Interdisciplinar: https://www.portovelho.ro.gov.br/artigo/19365/capacitacao-servidores-municipais-terao-simposio-interdisciplinar

Processo de Seleção do IFRO para o Curso de Programação para Administração de Redes de Computadores: http://portal.ifro.edu.br/zona-norte/noticias/3949-zona-norte-oferta-curso-de-extensao-na-area-de-rede-de-computadores.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook