Semagric terá residências distritais em Jacy, Bandeirantes e Extrema

​Prefeito começa a por em prática proposta de campanha que mobilizou setor rural.

Publicada em 10 de janeiro de 2017 às 12:35:00

A Prefeitura de Porto Velho trabalha com a expectativa de instalar até o final do mês, as três residências distritais que ficarão sob a responsabilidade da Semagric (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). A informação foi passada pelo secretário Aldo Castanheira Jr., ao vereador Jurandir Bengala (PR) e ao presidente da Central das Associações de Produtores Rurais do Município de Porto Velho, Pedro de Oliveira Bordalo, em reunião nesta terça-feira, 10, na Semagric.

Serão três residências nos distritos de Jacy-Paraná, União Bandeirantes e Extrema. A ideia é descentralizar a operacionalização da secretaria para melhor atender aos agricultores, uma das bandeiras de campanha do então candidato dr Hildon que mobilizou o meio rural. As residências funcionarão nos moldes das implantadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes de Rondônia) e contarão com máquinas e servidores para atender as comunidades rurais.

Atualmente, tudo é centralizado na sede da Semagric que fica na cidade. Com isso, o atendimento de qualquer pedido de máquina para alguma ação urgente demora por causa da distância. Com a descentralização, os equipamentos ficarão disponíveis nas residências distritos tornando o atendimento à emergência como, recuperação de pontes, melhorias de trechos danificados das estradas, muito mais rápido do que se o atendimento dependesse da cidade.

“Em sua campanha à prefeitura, uma das bandeiras do prefeito Hildon Chaves era fomentar a agricultura familiar, colocando o município mais próximo dos produtores rurais. E a criação das residências só está sendo possível por causa da reforma administrativa. Assim vamos poder estar mais próximos das comunidades rurais para prestar os serviços que forem necessários”, adiantou o secretário.

Com a reforma, explicou o secretário Aldo Castanheira, foi criado na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento o Departamento de Residências Distritais que ficará responsável por essa descentralização. Outra medida importante foi a manutenção da Semagric como secretaria. “Estamos agora com uma secretaria melhor estruturada para atender aos produtores rurais”, frisou o secretário da Semagric.

 

Textos e fotos: Comdecom