11/01/2017 - 08h50min - Atualizado em 11/01/2017 - 08h50min

Sem médico legista, IML de Ariquemes para de operar

O Instituto Médico Legal do município de Ariquemes não está funcionando. As informações são da própria equipe médica que atende no local.

O Instituto Médico Legal do município de Ariquemes não está funcionando. As informações são da própria equipe médica que atende no local. Todos os exames de cadáveres passam agora a ser realizados em Porto Velho. Os exames de vítimas e presos estão sendo realizados no hospital regional. “As más condições de trabalho, falta de estrutura e de equipe contribuiu para que a situação chegasse a este ponto” afirma médico legista, que prefere não se identificar.

O IML, que deveria possuir em sua escala uma equipe de pelo menos doze servidores entre técnicos em necropsia e peritos médicos-legistas, isso sem mencionar condutores do rabecão e serviço administrativo, passa por diversos problemas estruturais e não é de agora. Mas segundo informações, o problema tem se agravado. Além de não haver salas adequadas e suficientes para os atendimentos, os servidores ainda têm de lidar com a falta de limpeza e de água para consumo, que estava sendo comprada pelo próprios funcionários.

Outro problema é com relação às salas de atendimento. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) recomenda através de suas normas técnicas que o IML tenha pelo menos duas salas de espera, uma para espera das vítimas e outra para a espera dos agressores, o que não acontece. A única sala existente além de ser pequena é dividida, o que faz com que na maioria das vezes a vítima encontre o seu próprio agressor dentro do Instituto.

Mas os problemas estruturais não param por aí. Além de sérios problemas na rede elétrica, o IML de Ariquemes não possui uma sala própria para necropsia. As autópsias são realizadas em uma varanda que além de não possuir iluminação, o que impede que exames cadavéricos sejam realizados a noite, não possui serviço de limpeza específica. Quem realizava a limpeza no local eram os próprios técnicos. Por não haver cobertura, os funcionários também eram obrigados a interromper os exames em caso de chuva.

A sala de atendimento onde era realizado exame das vítimas também passa por problemas. A única maca no local, utilizada para exames ginecológicos, encontra-se quebrada. Não há banheiro exclusivo para funcionários, muitos dos materiais de consumo e de coleta são insuficientes e em grande parte, ainda com o prazo de validade vencida.

Contrariando as normas, também não há nenhum tipo de contrato com empresa terceirizada para a realização da limpeza do local. Esta tem sido realizada ultimamente por uma reeducanda cedida pela Sepog que cumpre pena em regime semi-aberto. 

A coleta de lixo biológico é realizada por empresa especializada somente a cada dez a quinze dias. “O local não oferece estrutura nenhuma para os profissionais. Isso tem interferido diretamente na própria saúde dos médicos. Dos quatro peritos que estavam na escala, um entrou de férias e outros dois já estavam afastados por problemas de saúde. O último médico legista que estava atuando sozinho, também não suportou a carga de trabalho e más condições e pediu afastamento” destacou o presidente do Cremero, Dr. Cleiton Bach.

A partir de agora, em caso de morte seja por homicídio, suicídio ou acidente, os corpos seguirão para a capital, o que além de causar uma sobrecarga nos atendimentos locais, vai demandar mais tempo para a liberação dos mesmos, causando transtorno à população da região.

Fonte: Assessoria

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 19/01/2017 ás 15:06:00

Morre ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF

Ele deve ser velado no STF e será enterrado em Santa Catarina.

GERAL | matéria escrita em 19/01/2017 ás 15:01:00

Deck do complexo da EFMM é interditado pela prefeitura

Medida foi adotado como forma de evitar eventual incidente durante a festa municipal do dia 24.

GERAL | matéria escrita em 19/01/2017 ás 14:58:00

Filho de Teori confirma que ministro estava em avião que caiu em Paraty

O Corpo de Bombeiros informou que o avião caiu no mar, próximo à Ilha Rasa, e está parcialmente submerso. 

GERAL | matéria escrita em 19/01/2017 ás 14:27:00

Nome de Teori está em lista de passageiros de avião que caiu em Paraty

De acordo com assessores da Corte, o presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, já foram avisados e acompanham os trabalhos das equipes de resgate.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 12:23:00

Emeron abre inscrições para Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura e Programa de Residência Judicial

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON) publicou no Diário da Justiça de ontem, 18, os editais para a turma 2017...

POLíCIA | matéria escrita em 19/01/2017 ás 12:15:00

Homem sofre tentativa de homicídio; ele levou golpe de facão na cabeça

Os policiais foram acionados para se deslocar até o local do fato, porém a vítima já havia sido socorrida.

POLíCIA | matéria escrita em 19/01/2017 ás 12:04:00

Dupla é presa portando revólver no bairro Nova Porto Velho

Dois elementos identificados como Jonathan Silva de Oliveira, 18 anos , e Cleberson  Junior Araújo do Carmo, 19 anos, foram presos na noite de quarta-feira (18) durante uma abordagem da polícia.

POLíCIA | matéria escrita em 19/01/2017 ás 11:51:00

Bandidos tentam estourar caixa eletrônico de agência bancária na capital

A ação dos bandidos aconteceu nesta madrugada de quinta-feira (19).

POLíCIA | matéria escrita em 19/01/2017 ás 11:44:00

Polícia Militar de Candeias do Jamari prende acusado de tráfico

A prisão aconteceu na Rua Rio Branco no Bairro de Santa Letícia, em Candeias do Jamari.

RONDôNIA JURíDICO | matéria escrita em 19/01/2017 ás 11:41:00

Acusados de mortes de sem-terra em Cujubim serão levados a júri popular em Ariquemes

A sentença de pronúncia foi publicada nessa segunda-feira, 17.

GERAL | matéria escrita em 19/01/2017 ás 11:39:00

Curso EaD de Gestão de Cejusc’s está com inscrições abertas

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) divulga que o período de inscrições para essa capacitação à distância é até o próximo dia 31 de janeiro.

GERAL | matéria escrita em 19/01/2017 ás 11:13:00

Nota de pesar pelo falecimento do Mestre Raimundo Carneiro Braga

Mestre Braga tinha 87 anos, 52 dos quais trabalhando pela UDV, onde ocupou todos os cargos de direção. Até quarta-feira, era Assistente do Mestre Geral Representante e presidente do Núcleo Estrela do Norte, em Porto Velho.

GERAL | matéria escrita em 19/01/2017 ás 10:37:00

Precatório estadual dos técnicos administrativos

TJ confirma que o pagamento ainda não foi liberado. Previsão é para fevereiro.

GERAL | matéria escrita em 19/01/2017 ás 10:12:00

Abono salarial do PIS começa a ser pago hoje

Se o trabalhador tem o cartão cidadão com senha, poderá sacar em um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal ou em casas lotéricas.

POLíTICA | matéria escrita em 19/01/2017 ás 09:51:00

Pré cursinho comunitário pode ser extinto

​Educadores solicitam intervenção de Palitot junto ao Executivo Municipal em prol de comunidade estudantil.

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com