Sem gasolina PM reduz ronda em município de Rondônia

A Polícia Militar em Ouro Preto do Oeste está com a ronda ostensiva prejudicada em função da falta de combustível nas viaturas.

Publicada em 06/11/2012 às 10:22:00

Alexandre Araújo - Ouro Preto do Oeste

A Polícia Militar em  Ouro Preto do Oeste está racionando o combustível na única viatura disponível no período noturno para o policiamento ostensivo. A falta ou contingenciamento de combustível para as viaturas da Policia Militar não é um caso novo na cidade. Há vários meses diversas pessoas se queixam de não ter seus chamados atendidos devido à falta de combustível. Há pelo menos uma semana viaturas estariam paradas no pátio da 3ª Cia, deixando de realizar policiamento ostensivo e atendendo apenas quando houver ocorrência.

De acordo com denÚncia de um policial militar que preferiu não ter o seu nome divulgado temendo represália, a Polícia Militar em Ouro Preto do Oeste está com a ronda ostensiva prejudicada em função da falta de combustível nas viaturas. Segundo a denúncia, a corporação estipulou como teto para o abastecimento a quantia de 20 litros por dia para cada viatura. Os policiais militares são obrigados a estacionar a viatura em locais "estratégicos" do município em detrimento às rondas.

“Com isso a Polícia deixa de cumprir seu papel constitucional, que é de realizar o policiamento preventivo e fornecer sensação de segurança à sociedade”, afirma o denunciante. "Caso haja uma perseguição, por exemplo, corremos o risco de ficar sem combustível no meio do caminho. O pior é que não existe previsão em relação à normalização do abastecimento", acrescentou o policial.

A reportagem flagrou uma viatura Parati (alocada) parada no estacionamento do Hospital Municipal fazendo o chamado policiamento estratégico. O comando da Polícia Militar preferiu não comentar o assunto.