Sejus realiza palestra sobre postura profissional

Trabalhando há dois meses no fundo penitenciário, o reeducando Johnata, de 32 anos, acredita na importância que os apenados têm para a reinserção.

Publicada em 23 de October de 2014 às 17:31:00

A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus),por meio do seu setor de Reinserção Social, realizou nesta quarta-feira (22), no auditório da Emater- RO, palestra sobre ”Postura Profissional”. A abertura do evento contou com a presença do secretário de justiça, Paulo Cesar de Figueiredo, colaboradores da reinserção social e reeducandos do regime semiaberto e monitorados que trabalham nos convênios da Sejus.


O projeto “Humanização e Valorização Pessoal” tem como missão criar oportunidades aos reeducandos do sistema prisional rondoniense, através de ações de educação, trabalho e profissionalização como forma de ressocialização, para efetivar o processo de reinserção social.


Essa iniciativa visa planejar, organizar, direcionar e controlar atividades inerentes a encaminhamento (inclusão e exclusão) de reeducandos às parcerias estabelecidas através do Fundo Penitenciário (Fupen).


A estagiária do Curso Serviço Social daUnopar Marisa Albino, de 50 anos, observa uma oportunidade ímpar nessas palestras “Foi uma satisfação muito grande, porque é uma porta que está se abrindo, é uma nova oportunidade para os reeducandos. Já que a valorização pessoal vem de dentro, nós como seres humanos, temos que cultivar e semear o amor, amando o próximo”.


Trabalhando há dois meses no fundo penitenciário, o reeducando Johnata, de 32 anos, acredita na importância que os apenados têm para a reinserção. “É muito importante essas palestras, não só o que está sendo realizado hoje, mas no conjunto em geral. Antes éramos vistos no regime fechado como apenados sem nenhuma perspectiva de uma vida futura em relação a projetos e trabalhos. Com essa maneira de trabalho da reinserção social, somos vistos de outra forma”.


As instruções (direitos e deveres) direcionadas aos reeducandos, inerente ao trabalho executado, tem por base legal a Lei nº. 7.210/1984 – Lei de execuções penais e no manual de administração penitenciária do estado de Rondônia MASPE/RO.