Seagri discute implantação de Centro Tecnológico

O secretário adjunto da Seagri, Antônio Deusemínio de Almeida, começou a reunião explicando sobre a importância da implantação deste centro tecnológico.

Publicada em 18/12/2012 às 15:24:00

Aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), na semana passada, uma reunião com representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), Assembleia Legislativa de Rondônia e Fundação Odebrecht para discutir sobre a implantação do Centro Tecnológico de Aquicultura e Pesca.

O secretário adjunto da Seagri, Antônio Deusemínio de Almeida, começou a reunião explicando sobre a importância da implantação deste centro tecnológico. “Todo o Estado será beneficiado com este projeto, porque faremos aqui pesquisas que irão melhorar a criação de peixes em cativeiro e de forma sustentável”, diz o secretário.

A pesquisadora em peixes, Rossana Venturieri, explica que é necessário aliar a pesquisa com a produção. “Este centro de pesquisa vai ser sensacional, fantástico. Vocês irão resolver muitos problemas, porque terão a pesquisa perto da criação de peixes”, fala a pesquisadora.

Além do Centro Tecnológico, a Seagri estuda a possibilidade de criar unidades de produção coletiva integradas ao Centro, que funcionariam como cooperativas, e parcerias com a Fundação Odebrecht e com a Universidade de São Paulo. “Com estas parcerias poderemos fazer um dos centros mais modernos e eficientes do país para os produtores e pesquisadores do Estado e para toda a região Norte”, fala o gerente de Aquicultura e Pesca, Renato Eberson dos Santos

O engenheiro de pesca Adriano Freire conta as vantagens de produtores de peixes trabalharem em cooperativas. “Em cooperativa de peixe tudo é aproveitado, da carne às escamas. E o cooperado só precisa se preocupar em produzir. A cooperativa faz todo o trabalho administrativo”, explica Freire. Ele também conta que a Fundação Odebrecht incentiva o crescimento, o desenvolvimento e a sustentabilidade, através do Projeto Aliança Cooperativa.

Todos os participantes da reunião fizeram o compromisso de contribuir para a construção do Centro Tecnológico e realizaram uma visita ao local onde o Centro provavelmente será implantado. Também ficou acordado viabilizar os procedimentos de aquisição da área e assinatura dos termos de cooperação.

Texto: Amabile Casarin – Assessoria Seagri
Fonte: DECOM