Rondônia no Dia de Luta em defesa da Caixa e dos participantes da Funcef

Os bancários de Rondônia vão participar, nesta quarta-feira, 18 de outubro, a partir das 8 horas, do Dia de Luta em defesa da Caixa e dos participantes da Funcef, a exemplo do que estará acontecendo simultaneamente em todo o país.

Assessoria SEEB/RO
Publicada em 17 de outubro de 2017 às 09:47

O ato, que vai acontecer em frente à agência Madeira-Mamoré da Caixa Econômica Federal, no Centro de Porto Velho, faz parte da campanha “Defenda a Caixa você também”, que objetiva estimular  os empregados da Caixa e à população em geral a defender o maior banco público do país contra o projeto de abertura de capital, a privatização e, também, o fundo de pensão dos empregados (Funcef).

De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) Euryale Brasil,  a cada dia fica ainda mais explícito o desejo do governo Temer em fatiar e entregar setores do banco para a iniciativa privada.

"E por isso mesmo precisamos intensificar esta campanha e levar este debate para a população em geral, que precisa estar ciente da gravidade que é abrir o capital do banco e até mesmo privatizar, pois isso vai comprometer não apenas o já precário atendimento diário, mas principalmente acabar com importantes projetos sociais. Portanto é de fundamental importância o envolvimento de todos os brasileiros, pois só assim podemos evitar a entrega do nosso patrimônio", afirma Euryale, que é empregado da Caixa.

FUNCEF

A Funcef é uma referência importante da luta dos empregados da Caixa pelo direito a uma aposentadoria decente. É justamente com o propósito de reafirmar esse cenário que o 18 de outubro também será Dia de Luta em defesa dos participantes da Fundação. A iniciativa do protesto também é da Fenae, Apcef's, Contraf/CUT, sindicatos de bancários e centrais sindicais.

A ideia é realizar uma grande mobilização, de modo a reivindicar o imediato pagamento do contencioso judicial e protestar contra o PLP 268/16, cobrando ainda a incorporação do REB pelo Novo Plano, o fim do voto de Minerva, a preservação da paridade no equacionamento do REG/Replan Não Saldado e a manutenção do Fundo de Revisão de Benefícios (FRB) e do Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB).

Os bancários exigem do banco a solução para o contencioso, o maior fator de déficit nos planos da Fundação. Mais de 10 mil já aderiram à versão eletrônica.

Em relação ao PLP 268/16, que tramita na Câmara dos Deputados, a luta é contra a proposta de alteração na Lei Complementar 108 para redução da presença dos trabalhadores na gestão dos fundos de pensão. No Dia de Luta, como parte da necessidade de reforçar a democratização da previdência complementar no país, a mobilização visa ainda protestar contra a tentativa de eliminar a eleição de diretores e conselheiros das entidades patrocinadas por empresas e órgãos públicos. A luta também é para contrapor-se a eventual redução a um terço da representação dos participantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal dos fundos de pensão.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook