Roberto Sobrinho fala do orçamento 2013 e do futuro político

Ele conta que vai deixar a prefeitura com um sentimento de missão cumprida.

Publicada em 06/11/2012 às 17:21:00

Por: Rebeca Barca

Porto Velho, Rondônia - Família, programa de governo, orçamento, eleições 2012 e futuro foram alguns dos temas abordados pelo prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, no programa “Fala Rondônia”, da Rede TV nesta terça-feira, 06. O apresentador Marcelo Bennesby perguntou sobre como a família de Roberto Sobrinho lida com a política. “Na política os adversário tentam o tempo todo te derrubar e isso e muito ruim para a família, que não tem nada haver com essa história. E um filho ver o pai sendo atacado por outro político não é bom. Agora eu procuro ter um dialogo muito bom, digo a meus filhos que temos que priorizar o atendimento, pois o dinheiro que estamos administrando não é o suficiente para atender as demanda de toda a população, mas de uma parcela significativa”, disse.

Ele conta que vai deixar a prefeitura com um sentimento de missão cumprida. “Nos dois processos eleitorais que disputei tinha um programa de governo com propostas claras e objetivas que poderiam ser realizadas ao longo da nossa gestão. Saio com minha consciência limpa e acredito que honrei os votos que a população depositou nas urnas. Nós conseguimos elevar e muito a qualidade de vida das pessoas da nossa cidade”, acrescentou.

Obras
As criticadas obras dos viadutos também estiveram em pauta. Roberto disse que é muito complicado  fazer uma obra no meio da cidade com interferências de  toda a ordem, seja rede de energia, telefonia e que tem muitas intervenções. “Esta é só mais uma obra da nossa administração. Ela está orçada em 130 milhões de Reais. Que demanda diversos tipos de intervenções. Esta não é uma obra de apenas uma gestão, ela com certeza será concluída na próxima gestão. Mas alguém tinha que começar e eu tive a ousadia de dar início de resolver um problema ocasionado pela duplicação da BR364, que isolou a zona Sul do resto da cidade. Fiz acordo com o ministro dos Transportes, elaborei um projeto, falei com o presidente Lula que assegurou o dinheiro do PAC. A obra seria de responsabilidade do Dnit, mas para não perder o dinheiro fiz a proposta da prefeitura assumir. Tivemos problemas com a empresa que abandonou, essa empresa tem problema financeiros, ela tem contrato com o Dnit em outras 8 localidades e deu problemas em todas, não é um problema só em Porto Velho. Agora ela volta para a administração do Estado ou Dnit. Então da minha parte vou entregar a obra com mais de 50% executada. Vou entregar o viaduto da Jatuarana, a passagem por baixo do Trevo do Roque e vou liberar a trafegabilidade da Rua da Beira”, esclarece.

PT
Sobre a não eleição da candidata a prefeita de Fátima Cleide ser um termômetro da administração. “O fato da candidata do PT não ser eleita não esta relacionado à avaliação da nossa gestão, principalmente, porque os mesmo institutos que deram a ela o quinto lugar são os mesmos institutos que nos deram, por parte da população, uma avaliação positiva. As pessoas votam no candidato e não no partido”, afirma.

Roberto explicou ainda, que para o segundo turno o PT liberou a militância, pois acreditou que as propostas de ambos os candidatos teriam possibilidade de serem postas em prática. “O Mauro ter ganhado no segundo turno é bom, nós já fizemos campanha para o Mauro e o partido dele faz parte da base de sustentação do governo Dilma. Na Câmara dos Vereadores o PT teve quatro vereadores reeleitos e mais um na coligação, cinco no total. 90% dos candidatos foram reeleitos”, comenta.

Transição
O Tribunal de Contas do Estado estabeleceu um conjunto de normas que devem ser seguidas durante a transição. Estas normas permitem que o novo prefeito receba informações para dar continuidade a administração. Ele conta que já foi criada uma comissão de transição, sob responsabilidade do secretário municipal de Planejamento, Sergio Pacifico. “Ele fará as negociações com o Mauro. Essas pessoas vão demandar um conjunto de informações, e dependendo de quem vai assumir o conjunto de propostas. eu trabalho numa perspectiva que muitas coisas que são realizado hoje, terão continuidade. Estou em um ritmo hoje, trabalhando como se fosse no meu primeiro ano. Estou dando ordem de serviço, iniciamos os trabalhos da Rodoviária recentemente, estamos com uma praça no Jardim das Mangueiras, inaugurei hoje uma escola e ainda hoje farei a entrega de centenas de escrituras no Bairro Areal” , disse.

Orçamento Roberto Sobrinho garante orçamento de mais de um bilhão de Reais para próxima administração. Renda conseguida “A realidade de Porto Velho, hoje, é bem diferente de quando assumi, onde havia apenas 250 milhões e estou entregando com mais de Um Bilhão” afirma.
O dinheiro vem dos impostos sobre serviços que estão sendo realizados, ICMS, fundo de participação dos municípios, Fundeb e Sus que vem do governo federal. As fontes de recursos são próprias, do estado e do Governo Federal. “Com essa evolução da receita fizemos 500 novas salas de aula, 30 novas Unidades de Saúde e também o asfalto, foram mais 400 km. São novos serviços. Do recursos arrecadado, no mínimo 29% deve ser destinado para a educação, no mínimo 15% para a saúde, então, existem diversas despesas.

Futuro
O prefeito também falou do seu futuro político depois que deixar a prefeitura. “Estou terminando o mandato dia 31 de dezembro e volto para meu cargo de funcionário público da Assembléia Legislativa. Com relação a questão política, vou continuar se for interesse do meu partido. O que vai acontecer depende muito de Deus, minha família tem toda a capacidade de desempenhar juntamente comigo a vida pública, mas o futuro a Deus pertence”, finaliza.