Resenha política - Robson Oliveira

Grupo petista quer expulsar Sobrinho. Picado pela mosca azul, Hermínio permanecerá presidente da ALE. Um a mneos na disputa em 2014. Cassol e os inelegíveis. Carnaval decisão correta.

Publicada em 29/01/2013 às 07:13:00

Registro A coluna não poderia deixar de registrar a perda do colega Sued Pinheiro, vítima de um infarte fulminante. Profissional polêmico e criativo, deixa saudades e uma lacuna imensa ao jornalismo local.


Divergências Em dezembro passado, durante uma confraternização natalina, conversamos longamente com Sued sobre o quadro político local. Discordamos de toda avaliação que fez sobre os cenários eleitorais para 2014 e ele, igualmente, rejeitou o prognóstico que ousamos fazê-lo. No final, nos confraternizamos com boas gargalhadas. Que Deus o receba. Era um cara de bom coração, mas que faltou com ele.


Quiproquó O clima é hostil nas entranhas petistas desde que um grupo de filiados em Porto Velho passou a cobrar uma punição ao ex-prefeito Roberto Sobrinho, ao ex-secretário Joelcimar Sampaio, ao professor Israel Xavier e Miriam Saldaña. O advogado Ernande Segismundo lançou um manifesto duro contra o silêncio da direção do partido em relação à encrenca judicial que envolve os 'companheiros'.


Coerência Ernande Segismundo rompeu com a administração de Roberto Sobrinho ainda no primeiro mandato e nunca escondeu as críticas a cada um dos aliados do ex-prefeito. Portanto, está em condições de fazer cobranças e uma assepsia interna.


Diagnóstico Outro militante histórico que exige correção de rumos no Partido dos Trabalhadores é Neumar Silveira. Em conversa com a coluna Neumar avisou que vai reunir um grupo de filiados contrários ao rumo que tomou o partido em Rondônia. Denominado de “Nova Esquerda” o grupo também quer o expurgo do ex-prefeito e dos seus seguidores. 'É preciso refundar o PT', diagnosticou Neumar.


Mosca azul O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD) deverá ser confirmado na Presidência da Assembleia Legislativa para o biênio 2013 e 14. Antes mesmo de consumar a entronação um grupo de asseclas infla o ego do parlamentar com a proposta de um suposto lançamento de candidatura ao Governo de Rondônia.

Lembrança Os antecessores do deputado Coelho que foram entronizados na presidência da Assembleia Legislativa e que sonharam com o Governo, deixaram o parlamento escorraçados e encalacrados de processos judiciais. Já os asseclas, continuam os mesmos. Relembrar é viver!

Desistiu O deputado federal Carlos Magno (PP) garantiu que não é candidato à reeleição e vai abrir uma vaga nas eleições de 2014 para a Câmara dos Deputados. O parlamentar não esconde a decepção com o mandato por conta da submissão do Legislativo ao Palácio do Planalto. Explicou que não virou deputado para mendigar liberação de emendas. Jogou a toalha. Mas avisa que permanece na militância política e poderá disputar um outro cargo.


Lixo Hoje, às 17 horas, na Câmara dos Vereadores da capital, acontecerá uma audiência pública da maior importância para os munícipes de Porto Velho quando as autoridades municipais vão debater os destinos do lixo e resíduos. É fundamental a participação do cidadão e dos órgãos de controle. Depois não adianta reclamar.


Marquise A empresa responsável pela varrição e recolhimento do lixo da capital vem sendo alvo de denúncias por ganhar um fábula de recursos sem que todo o lixo seja recolhido das ruas. Nos distritos, onde a fiscalização é frouxa, as denúncias pipocam. Há ainda críticas por falta de transparência nos contratos e até acusações de supostas ilegalidades na forma como a Marquise é contratada para limpar a sujeira. O atual prefeito, antes da posse, prometeu acabar com o monopólio da empresa. Chegou a hora de cumprir o prometido.


Prestígio O jovem presidente da OAB-RO, Andrey Cavalcante, além do dinamismo que está imprimindo numa seccional endividada, demonstrou prestígio ao ser visitado sexta-feira passada pelo candidato mais forte à presidência nacional da Ordem, o piauiense Marcos Vinícius Furtado Coelho. Praticamente com os votos assegurados para se eleger no Conselho Federal, Marcos Furtado disse que fez questão de vir a Rondônia para homenagear a liderança emergente de Andrey Cavalcante e pedir apoio.


Jantar Após um delicioso jantar com frutos do Madeira oferecido por Andrey Cavalcante em sua residência, os advogados convidados ao regabofe ouviram e aprovaram as propostas de Marcos Vinícius para toda categoria, em especial relacionadas às prerrogativas profissionais. Este cabeça-chata, presente ao encontro, ficou ainda impressionado com as falas e as boas posições assumidas por Andrey e pelos colegas advogados rondonienses Elton Assis e Diego Vasconcelos em saudação ao candidato. Lamentei apenas não ter podido degustar o bom vinho servido por motivos de saúde. A festa de posse de Andrey é na próxima segunda-feira, na sede da seccional.


Internauta Um leitor da coluna sugeriu que fizéssemos alguns comentários sobre uma suposta perseguição política que estaria ocorrendo contra o atual prefeito de Costa Marques. Tentamos apurar a informação e não conseguimos respostas. Razão pela qual fica impossível tecer qualquer comentário. Por enquanto.


Concurso Outro leitor repudiou a decisão governamental em optar por realizar um novo concurso público na área de Segurança quando havia um banco de reservas de concursados aguardando apenas a convocação.


Prejudicados Bastaria que a Secretaria de Segurança tivesse prorrogado o concurso anterior evitando gastos desnecessários com um novo certame. O que concordamos. Estamos investigando os motivos pelos quais o governo optou pelo caminho mais longo para contratar servidores numa área onde a violência assusta a população estadual. O pior é que desmotiva quem investiu para passar no anterior. Além de causar prejuízos.


Colegiado Enquanto não houver confirmação de sentença por uma instância colegiada o senador Ivo K-Sol (PP) continuará gozando das suas prerrogativas de elegibilidade e pode pensar em voltar a disputar mais uma vez o Governo de Rondônia. A situação jurídica do senador é complicada, mas ainda não está inelegível. Pelo menos por enquanto.


Inelegíveis Já alguns deputados estaduais em pleno mandato estão fora do próximo pleito porque foram condenados em segunda instância e vão ser alcançados pela Lei da Ficha Limpa. A lista é extensa.


Companheira Tem provocado comentários elogiosos a assessora que acompanha o prefeito petista de Cacoal (padre Franco) em algumas viagens que faz a Brasília em busca de recursos para o município. Desde que assumiu o cargo de prefeito o padre afastou-se das obrigações paroquiais.


Carnaval Foi correta a decisão da prefeitura de cancelar a liberação de recursos para as escolas de samba da capital. Aliás, sempre achei absurda a destinação de recursos públicos da saúde, educação e infraestrutura municipal para brincantes de escolas de samba utilizarem no carnaval. A própria legalidade desses patrocínios é questionável. A municipalidade arcar com sonorização, arquibancada, segurança, banheiros químicos para o carnaval de rua não tem problema, mas alocar recursos para a 'escola' que tem caráter privado é inaceitável.