Resenha política -Robson Oliveira

A ornamentação natalina de Porto Velho é a mais feia dos últimos anos.

Publicada em 10 de December de 2014 às 15:40:00

Caricato
Depois das operações policiais que desvenderam supostos malfeitos de pessoas da casa do governador e auxiliares de confiança, Confúcio Moura inicia o novo governo com os velhos problemas que tisnaram de forma indelével a fama que forjou de administrator arrojado. Ao tomar posse para o segundo mandato veremos uma caricatura de governante com o governo atolado em escândalos. Concluir o mandato, conforme ele mesmo reconheceu no Blog, é ainda incerto.

Dissimulado
Embora as denúncias que pesam sobre o governo serem conhecidas e o governador não ter tomado nenhuma atitude para cessá-las, Confúcio optou na campanha por não falar sobre os fatos e repete a mesma postura após as eleições. Das duas uma: está evitando fazer provas contra si ou está confiante de que não vai dar em nada. Ou as duas juntas, razão pela qual dissimula que o rolo não é no governo dele.

Combustão
Uma investigação em curso sobre aquisição dirigida de combustíveis tende a inaugurar 2015 com a primeira operação policial em Rondônia. A coluna teve acesso às investigações preliminares e verificou que as suspeitas de malfeitos são enormes. Um negócio da China que pode levar ao cárcere para outra temporada de confinamento um ex-deputado estadual e um federal. É mais combustão num governo sob o fogo cruzado da esculhambação.

Predadores
Já era aguardada nos meios políticos e na imprensa uma operação policial envolvendo crimes ambientais. Quem acompanhou atento à cobertura da área percebeu que o setor em Rondônia, a exemplo de outros estados amazônicos, está também sendo explorado de forma predatória e criminosa. Na Secretaria de Estado do Meio Ambiente o que falam em reservado dificilmente seria tornado público.

Trocas
Apesar da letargia que acometeu o governador com os fatos sobejamente conhecidos, alguns secretários começam a ser dispensados e os adjuntos estão provisoriamente respondendo pela titularidade. Dois deles, da Sefin e Sedam, Vagner Garcia e José Sales, respectivamente, sempre foram vistos em seus meios com bem mais preparados do que o antigos titulares. Garcia é de carreira e de um currículo impecável.

Alertando
As áreas de agricultura, esportes e cultura vão provocar novos abalos no governo da cooperação devido aos convênios suspeitos que firmaram com empresas e entidades de fachada. É questão de tempo para mais um barulho de sirenes. Esta não é a primeira vez que a coluna faz alerta dessa natureza. Quem viver verá!

Reciclável
A ornamentação natalina de Porto Velho é a mais feia dos últimos anos. Conseguiu superar a do ano passado que causou tantas críticas. A municipalidade anunciou como algo inédito que toda a matéria-prima para confecção dos enfeites seria de materiais recicláveis e se regozija por seguir o 'politicamente correto'. A prefeitura de Ji-Paraná, segunda maior cidade do estado, utilizou o mesmo material na concepção do seu ornamento, mas de forma inteligente, criativa e bonita. Bem diferente das peças horrorosas expostas na capital, demonstrando que a própria administração necessita passar por uma reciclagem antes de causar danos maiores à população e ao município.

Repasto
O tradicional jantar natalino de confraternização da imprensa, oferecido há dezesseis anos pelo senador Valdir Raupp (PMDB), está marcado para a próxima sexta-feira, às 19h30, no hotel Aquarius. No sábado (13), em Cacoal, será a vez da confraternização com os colegas do interior. Embora este cabeça-chata tenha organizado o evento todos os anos, especialmente este ano, não estaremos presentes por compromissos anteriormentes agendados fora de Rondônia.

Aniversário
Apesar da coluna tratar exclusivamente de temas políticos, hoje abrimos uma exceção para registrar o aniversário do amigo e empresário Maurílio Vasconcelos, comemorado no último dia 6, com uma festa no Iate Clube de Fortaleza. Além de vários amigos de Rondônia, colegas de infância, de universidade e da sociedade cearense compareceram à festa para abraçar o aniversariante. O filho, Dr. Diego de Paiva Vasconcelos, brindou o pai e os convidados com um discurso impecável e adequado para a ocasião.