Recomendação do MP Eleitoral quer assegurar acessibilidade das propagandas na TV

Publicidade deve atender exigências da Lei Brasileira de Inclusão e incluir legendas, audiodescrição e intérprete de Libras.

MPF
Publicada em 16 de agosto de 2018 às 13:00
Recomendação do MP Eleitoral quer assegurar acessibilidade das propagandas na TV

Foto: Flickr

O Ministério Público Eleitoral expediu recomendação aos diretórios regionais dos partidos políticos de Roraima para alertar quanto à obrigatoriedade do uso de legendas, audiodescrição e janela com intérprete de Libras nas propagandas eleitorais. O objetivo é garantir a acessibilidade durante a transmissão das publicidades de televisão, que iniciam no dia 31 de agosto.

Na recomendação, assinada pelo procurador Regional Eleitoral Rodrigo Mark Freitas, o MPF defende que o material publicitário que for reproduzido pelas emissoras, tanto na exibição em rede, quanto nas inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação normal, tem de incluir recursos de acessibilidade.

A medida atende as necessidades das pessoas com deficiência e é uma exigência da Lei Brasileira de Inclusão, que busca assegurar o direito à participação na vida pública e política da pessoa com deficiência, fixando os recursos de acessibilidade em pronunciamentos oficiais, propaganda eleitoral obrigatória e nos debates entre candidatos.

Os Diretórios Regionais de Roraima que não atenderem à obrigação podem responder judicial e extrajudicialmente.

Acesse íntegra da recomendação.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook