Raupp e Marinha pedem a VALEC urgência na publicação do edital da Ferrovia Porto Velho/Vilhena

“Pedimos ao presidente da Valec que publique o edital antes do final do ano para que a obra seja executada o mais breve possível”, disse o senador Valdir Raupp.

Publicada em 06/11/2012 às 15:06:00

(Brasília) O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp (ambos do PMDB) cobraram na tarde da segunda-feira(5) ao presidente da VALEC, Josias Sampaio, urgência na publicação do edital dos projetos básico e executivo para construção da Ferrovia Transcontinental, no trecho Porto Velho/Vilhena, que tem uma extensão de 700 KM.
“Pedimos ao presidente da Valec que publique o edital antes do final do ano para que a obra seja executada o mais breve possível”, disse o senador Valdir Raupp.

A deputada Marinha Raupp lembrou na reunião que já havia pedido a inclusão do estado de Rondônia no Programa de Investimento em Logística – Rodovias e Ferrovias lançado, em agosto último, em Brasília pela presidente da República, Dilma Rousseff, durante solenidade no Palácio do Planalto. O programa vai investir R$ 133 bilhões na modernização e ampliação da malha rodoviária e ferroviária. No projeto original, o governo federal contempla Rondônia no trecho Lucas do Rio Verde(MT) até Vilhena(RO).

Depois de muita luta junto ao governo federal, a deputada Marinha e o senador Raupp conseguiram incluir o trecho Vilhena/Porto Velho no Plano Ferroviário Nacional. A deputada destacou que a luta pela inclusão de Rondônia no Plano Ferroviário Nacional vem desde a votação da Medida Provisória 427/08, no Congresso Nacional.

No Senado, o projeto das ferrovias teve o senador Valdir Raupp como relator-revisor que no seu relatório manteve os municípios de Vilhena e Porto Velho no sistema ferroviário e ampliou os trechos contemplando outras localidades brasileiras como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins , Goiás e estados do norte e nordeste.

Ao se referir aos municípios rondonienses contemplados no projeto, o senador Raupp destacou que a ferrovia permitirá o escoamento da soja produzida em Rondônia diretamente para o Oceano Pacífico, de onde chegará ao mercado asiático.
O presidente da VALEC, Josias Sampaio, garantiu ao senador e a deputada que fará todo o esforço para que o edital seja publicado, ainda, este ano visando à contratação da empresa para elaboração dos projetos básico e executivo. Como o senador Raupp e a deputada Marinha trabalharam para colocar o trecho Porto Velho/Vilhena, no PAC, o nosso compromisso é publicar o edital para garantir as obras. A ferrovia custará cerca de 3,5 bilhões.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Lindomar Gomes