Projeto de preparação do solo melhorando a vida no campo

Desde o começo de junho já foram transportados cerca de 302 toneladas de calcário para pequenos produtores.

Fonte Semagric
Publicada em 31 de agosto de 2017 às 16:01
Projeto de preparação do solo melhorando a vida no campo

A prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) continua beneficiando vários produtores por meio da mecanização com destoca, gradagem e incorporação de calcário nos seguintes setores: Linha C 25 na BR 319, Assentamento Joana Darc linha 13, Setor Chacareiro, linha H 45, linha G 33, e Bacia Leiteira, ramal do Boto. No primeiro semestre deste ano, 215 produtores já receberam os serviços de preparação do solo para a produção de mandioca, café, cana e outros produtos.

O subsecretário da Semagric Francisco Evaldo de Lima, explica que a mecanização agrícola tem como objetivo incentivar a produção agrícola em geral, além de preservar as matas; reutilizar as áreas degradadas; aumentar as áreas de produção; manter o pequeno produtor na atividade rural e incentivar a diversificação da produção agrícola com a abertura de tanques para a criação de peixes.

Francisco Evaldo dá um exemplo da necessidade da mecanização que são as casas de farinha implantadas no município. Segundo ele, cada casa de farinha consome cerca de 40 hectares de plantio de mandioca para funcionar dentro de suas capacidades. “Uma de nossas metas é justamente a mecanização de dois hectares para cada produtor com a destoca e gradagem para plantio de macaxeira”, explica.

A gradagem e destoca seguem um cronograma previamente elaborado, baseado nas necessidades dos produtores, apresentadas em reuniões pelas associações de produtores rurais de Porto Velho.

"O prefeito dr Hildon Chaves está investindo na aquisição de máquinas e implementos agrícolas. A ação de mecanizar a terra tem como meta levar à zona rural, novas tecnologias, mais adequadas à produção familiar, aumentando a produtividade e reduzindo os danos ambientais", afirma Lima.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Um dos beneficiados foi o produtor Adenor Galdino de Macedo, proprietário de uma chácara no ramal do Boto, na Bacia Leiteira, para quem além de não teria como fazer a limpeza e preparação do solo de forma tão rápida. "Nem dá pra acreditar. Meu Deus! Agora vou poder plantar, vou aumentar a minha produtividade plantando café e mandioca, e daqui a um ano estarei colhendo frutos da minha terra, graças a essa ajuda da Semagric", comemorou.

A produtora Raimunda Ferreira Diniz, proprietária do sítio Bandeira Branca também no ramal do Boto, agradeceu ao prefeito pela atenção que tem dado aos agricultores. Segundo ela, a gradagem feita em um hectare e meio será bem aproveitada para o plantio de macaxeira que ela usa para fazer farinha, produto que vende nas vizinhanças e em alguns mercados da cidade. 

“Agora tenho certeza que vamos pra frente. É muito difícil arrancar na enxada o sustento da família, depois dessa benfeitoria em minha terra, quero plantar o mais rápido possível e todos da família ajudarão", diz com ânimo renovado.

De acordo com Evaldo de Lima, além do maquinário, a prefeitura também faz o transporte do calcário que é vendido ao produtor ao preço de custo de R$ 50 a tonelada. Desde o começo de junho já foram transportados cerca de 302 toneladas do produto. “Essa é mais uma forma de incentivar a agricultura familiar na capital”, enfatiza Evaldo Lima.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook