Projeto de Mariana Carvalho valoriza Setembro Amarelo 

Projeto de autoria da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) valoriza o Setembro Amarelo, cujo objetivo é prevenir o suicídio.

Assessoria
Publicada em 13 de setembro de 2017 às 09:49
Projeto de Mariana Carvalho valoriza Setembro Amarelo 

A segunda secretária da Câmara dos Deputados  apresentou a proposta que institui a Semana Nacional de Valorização da Vida a ser realizada, anualmente, na semana que antecede a data de 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com a congressista, a semana a que se refere a sua matéria, fica incluída no calendário oficial de eventos do governo Federal. “A Semana Nacional de Valorização da Vida tem por finalidade a reflexão e a conscientização sobre essa temática, objetivando a dignificar a vida no planeta em relação ao aumento do indicie de suicídios”, diz o texto.

Em seu parágrafo único, a propositura estabelece que a Semana Nacional de Valorização da vida  tenha as seguintes diretrizes: alertar a população sobre como diagnosticar possíveis suicidas, utilizando veículos de comunicação de grande acesso à população; promover o encontro com especialistas na área para debater o assunto; elaborar e distribuir cartilhas didáticas para órgãos públicos, capacitando servidores públicos para lidar com pessoas que tenham pensamentos suicidas.

Formada em medicina, Mariana Carvalho abraça sempre causas que visam a melhoria da qualidade de vida. Ao justificar esse novo projeto, observa que o suicídio é um grave problema de saúde pública.

“De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano no mundo e o número estimado de pessoas que tentam o suicídio é 20 vezes maior em relação aos que conseguem efetivar o suicídio”, argumenta ela.

No Brasil, o problema é igualmente preocupante. Segundo dados de 2012, mais de 10 mil casos de suicídio foram registrados e a taxa de suicídio na população geral foi de 5,3 por 100 mil habitantes, sendo de 6,9 por 100 mil habitantes entre os jovens de 15 a 29 anos e quase 19 vezes maior entre indígenas que a média nacional.

A data 10 de setembro já é definida como o Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio, contudo a adoção de uma Semana Nacional de Valorização da Vida como prevê o projeto da tucana, fortalecerá a execução de ações relacionadas à reflexão e à conscientização sobre esse tema temática, conforme as diretrizes explicitadas.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook