Processo de Confúcio no STJ, promotor e procurador na disputa em 2018 e outras notas políticas

Embora tenha havido nos bastidores a informação de que a deputada federal Mariana Carvalho tentou defenestrar o ex-senador Expedito Júnior da direção regional do partido, conforme divulgou em primeira mão o Blog do jornalista Alan Alex, o Diretório Nacional do PSDB confirmou Expedito Júnior como presidente do Diretório Regional.

ROBSON OLIVEIRA
Publicada em 09 de maio de 2017 às 16:26

ANDANDO – Embora na Ação que tramita no Superior Tribunal de Justiça (Pan. 845) contra o governador Confúcio Moura, entre outros, tenha havido movimentação nos últimos dias, ela (denúncia) ainda não foi recebida, para alívio do governador. Um despacho de expediente mandou subir do Tribunal de Justiça de Rondônia um inquérito que tramita sob sigilo para ser apensada aos autos. A qualquer momento essa ação, caso recebida, poderá provocar o afastamento imediato do governador do cargo.

ORIGEM – A delação feita pelo ex-Secretário de Saúde José Batista, no âmbito da operação Plateias, originou os problemas penais que afligem o chefe do executivo estadual. A situação se complicou depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que os governadores podem ser processados sem a obrigação de autorização do Poder Legislativo.

PROMISCUIDADE – Com os cargos de livre nomeação e a caneta para atender aos pleitos nem sempre republicanos dos deputados estaduais, dificilmente os parlamentos autorizariam que o Judiciário processasse os chefes dos executivos. O novo entendimento do STF acabou com esta relação promíscua e descabida numa democracia.

REGABOFE – Um jantar oferecido pelo presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, em conjunto com o Conselho Federal, na noite de ontem (8), em Brasília, para o lançamento do XVI Encontro Nacional do Jovem Advogado e a I Caravana de Prerrogativas, reuniu o que há de mais representativo no mundo jurídico nacional, degustando as delícias da cozinha rondoniense.

PRESTÍGIO – Senadores, deputados federais, promotores e desembargadores rondonienses, ministros do STJ, quatro ex-presidentes da OAB nacional e os mais renomados membros das festejadas bancadas advocatícias prestigiaram o lançamento do evento com a apresentação de uma peça publicitária com as imagens de Rondônia. Andrei Cavalcante conseguiu um feito inédito: mostrar uma pujante Rondônia sem as mazelas que a mídia nacional sempre pauta. Elton Assis, Breno Paula e Elton Feulber, conselheiros federais, colaboraram para que o evento fosse tão prestigiado.

PAPARICADO – O famoso advogado Roberto Podval, patrono doHabeas Corpus que conseguiu livrar das masmorras curitibanas José Dirceu, foi a vedete da noite. Na mesa que sentou formaram-se rodas de inúmeros advogados igualmente festejados. No evento que ocorre em Porto Velho entre os dias 1, 2 e 3 de junho, Podval será um dos palestrantes.   

NOVIDADES – Enquanto o jantar era servido, o desembargador rondoniense Gilberto Barbosa e o ex-Procurador Geral de Justiça Heverton Aguiar engrenaram um cochicho a sós que deixou os parlamentares rondonienses de orelha em pé. Tanto o desembargador quanto o promotor são cogitados para ingressar na disputa eleitoral em 2018, por coincidência, os dois vão se aposentar em janeiro. Abordados por este cabeça chata e pelo jornalista Alan Alex sobre os projetos eleitorais – fomos gentilmente convidados para o regabofe -, os dois desconversaram, embora não escondessem a satisfação de serem lembrados para a disputa majoritária.

MEDIEVAL – As revelações sobre o assassinato do prefeito do Candeias Chico Pernambuco, praticado supostamente por familiares do vice, revelam a parte mais medieval da política. Os fatos apresentados pela Polícia Civil são tão abjetos que reafirmam a vulgaridade com que certos agentes públicos tratam a vida. Esta investigação – que vem sendo conduzida de forma célere e competente - exige que todo o caso seja desvendado amiúde.

DADOS – Alguns dados preliminares que estão sendo coletados sobre a popularidade dos nossos membros da bancada federal não são animadores para alguns deles. O deputado federal Lindomar Garçon (PSC), por exemplo, tem sido um dos mais afetados com o mau humor dos eleitores de Porto Velho, reduto que deu ao parlamentar os maiores percentuais de votos nas três últimas eleições. A deputado Mariana Carvalho (PSDB) também não aparece com o mesmo vigor que ostentou em 2014, vítima do crescimento sustentável do deputado estadual Léo Moraes (PTB) que aspira a mesma vaga em 2018 e que disputa a mesma faixa do eleitorado. São dados preliminares, porém indicativos.

CONVITE - Jesualdo Pires (PSB), prefeito de Ji-Paraná, foi convidado para ingressar nas fileiras dos Democratas, partido comandado em Rondônia pelo deputado federal Marcos Rogério. O alcaide anda se animado para voos políticos mais altos em 2018. O problema reside exatamente numa legenda que na hora da homologação das candidaturas na convenção não o descarte. Uma coisa é certa: Pires cai fora do PSB de Mauro Nazif. Recebeu também convite do PSDB e PSD.

RASTEIRA – Embora tenha havido nos bastidores a informação de que a deputada federal Mariana Carvalho tentou defenestrar o ex-senador Expedito Júnior da direção regional do partido, conforme divulgou em primeira mão o Blog do jornalista Alan Alex, o Diretório Nacional do PSDB confirmou Expedito Júnior como presidente do Diretório Regional. Com as principais lideranças atoladas nas denúncias da lava jato, o PSDB sabe que Jr é nome forte para um cargo majoritário e não cairia na esparrela de perdê-lo para o PSD numa eventual defenestração.

REVOADA – A eventual saída de Expedito Júnior do PSDB acarretaria uma revoada enorme de tucanos para o PSD. Imagine esse ninho perder lideranças em ascensão a exemplo do prefeito da capital. Uma possibilidade que os tucanos afastaram ao renovar o Diretório Regional do partido em Rondônia. A rasteira não se consumou e nem havia espaço para consumação. 

Comentários

  • 1
    image
    carlos coqueiro 09/05/2017

    Em 2016, o médico português e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), Rui Nunes, foi convidado a assumir a Cátedra de Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O cargo, de caráter mundial, implica na nomeação do médico como responsável pela coordenação das atividades no domínio da bioética em Portugal e, por extensão, nos países de língua portuguesa, dentre eles o Brasil.

  • 2
    image
    joao paulo 09/05/2017

    Na verdade hoje a familia expedito é quem mostrou está do lado do povo trabalhador, tanto que o Dep Neto foi o único de rondonia que vota contra essas reformas oportunista do quadrilheiro temer, pois o problema da previdencia é fraude, corrupção, uso indevido da grana da previdencia em outras áreas e grandes devedores. O eleitor tá de olho nos traidores.

  • 3
    image
    Emilson Tavares 09/05/2017

    Na coluna o jornalista Robson Oliveira na parte DADOS, informa : O deputado federal Lindomar Garçon (PSC), a informação esta errada, o deputado federal Lindomar Garçon e do (PRB-RO).

  • 4
    image
    NOACIR FIGUEIREDO 09/05/2017

    COM TODO O RESPEITO AO COMENTÁRIO DO ILUSTRE ARTICULISTA, NÃO OBSERVEI NENHUMA NOVIDADE JURÍDICA NO TAL HABEAS CORPUS QUE SOLTOU ZÉ DIRCEU, QUE NÃO FOSSE O QUE SE CHAMA NO JARGÃO POPULAR DO DIREITO DE EMBARGOS DE ORELHA, OU MESMO INFLUÊNCIA POLÍTICA.

  • 5
    image
    Tito 09/05/2017

    Ué?! Sr. Jornalista, cadê os comentários que estavam aqui em que alguns leitores estavam dizendo umas verdades "dolorosas" sobre o tal promotor que a matéria diz pretender ser candidato a cargo político nesse Estado? Alguém aí lembra da Operação Dominó da Polícia Federal ocorrida em 2005 e 2006? Pois é. Procurem saber a respeito e saberão que tipo de gente temos nos tais órgãos que se dizem defender as leis e a sociedade. Coitado do povo humilde dessa terra.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook