Primeira colocada no Enem em Pimenta Bueno, Escola Raimundo Euclides Barbosa intensifica projetos educacionais

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raimundo Euclides têm aprendizado diferenciado.

Publicada em 25 de March de 2015 às 16:44:00

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimundo Euclides Barbosa, em Pimenta Bueno, tem investido bastante na otimização da qualidade de ensino, principalmente no ensino médio. O efeito do investimento apareceu no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a escola ficou em primeiro lugar entre todas as escolas públicas do município. A conquista da classificação se deu através da intensificação de diversos projetos educacionais desenvolvidos no ensino médio.

Uma sala específica e devidamente equipada foi destinada para a elaboração destas atividades. A coordenadora, professora Socorro Lustosa, explica que um dos projetos desenvolvido é o ‘Tela Literária’, já trabalhado em 2014, mas que este ano foi reeditado e realiza encontro semanais para estimular a leitura e a análise das obras literárias brasileiras e portuguesas com o auxilio de ferramentas digitais. “O projeto desenvolve nos alunos a habilidade de serem coautores da própria aprendizagem, selecionando informações e reescrevendo textos”, afirma.

Além do ‘Tela Literária”, surgiram outros projetos para cada segmento de alunos.

O Projeto “Múltiplos Olhares”, destinado aos alunos que gostam do universo fotográfico; o “Vanguarda”, que promove o lado analítico dos alunos com objetivo de entender a arte; o “Desvendando o direito”, propondo a trabalhar os conceitos básicos do ordenamento jurídico; o “Cine Cultura”, que desenvolve o senso crítico, estético e cultural a partir do cinema.

“Conversas cruzadas” é o projeto que permite os jovens ter debates sobre assuntos de relevância local e mundial, expondo suas ideias através de perguntas. E o ‘Toda Poesia’ pretende familiarizar o aluno com a linguagem poética.

Além desses projetos, outros estão em fase de elaboração, como o uso de ferramentas e mídias digitais, planejamento e empreendedorismo, entre outros na área de exatas. Socorro informa que as primeiras oficinas destes novos projetos devem acontecer no segundo semestre deste ano.

A coordenadora conta que toda essa programação não aconteceria sem o empenho do corpo docente, voluntários e membros da comunidade. “Essas oficinas são necessárias para que as competências e habilidades dos jovens sejam desenvolvidas e aproveitadas de forma eficaz e efetiva”, comenta.

Os projetos em desenvolvimento possuem páginas no Facebook para postagem de conteúdos, compartilhamentos de experiências e divulgação das atividades elaboradas. Elas podem ser acompanhadas pela página da escola nesta rede social.


Texto: Assessoria Seduc
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