Prefeitura recebe área doada pelo Estado para atender famílias atingidas ela enchente

O repasse do terreno foi feito pelo governador Confúcio Moura ao prefeito Mauro Nazif, em solenidade no auditório do Palácio Getúlio Vargas.

Publicada em 20 de November de 2014 às 16:26:00

A Prefeitura de Porto Velho recebeu nesta quarta-feira, 19, a doação de uma área destinada à construção de casas para as famílias ribeirinhas atingidas pela enchente do rio Madeira deste ano. O repasse do terreno foi feito pelo governador Confúcio Moura ao prefeito Mauro Nazif, em solenidade no auditório do Palácio Getúlio Vargas.

Do ato também participaram, pelo município, o secretário Jorge Elarrat, da Sempla (Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão), os administradores de São Carlos, Edvardo Souza; de Nazaré, Pedro Bastos; e de Calama, Priscilla Pantoja, distritos localizados na região do Médio e Baixo-Madeira. Área doada pelo Estado totaliza 1,67 mil hectares e foi desapropriada para fins de utilidade pública de uma gleba da fazendo Bom Jardim, próximo à localidade de Cujubizinho. Ao todo seis comunidades ribeirinhas (entre elas três distritos) foram afetadas pela enchente. Mais de cinco mil famílias (cerca de 25 mil pessoas) tiveram que deixar suas casas nessas localidades.

Reconstrução

Na solenidade o prefeito Mauro Nazif adiantou que a área é para atender parte da população desabrigada ou desalojada de suas casas por causa do avanço das águas do rio Madeira que alagou as áreas mais baixas dessas localidades. Nos três distritos, grande parte da zona urbana também ficou debaixo d’água.

O prefeito lembrou que com o repasse, o município agora pode atuar legalmente na área para iniciar a etapa de reconstrução dessas comunidades. “A reconstrução era uma das metas que tínhamos traçado. Vamos construir unidades habitacionais para abrigar essas famílias em uma área mais segura. Nossa intenção é remover todas elas das áreas de risco”, afirmou.

Na área urbana, o prefeito adiantou que são 2,5 mil famílias que estão desabrigadas ou desalojadas aguardando por uma moradia. Mauro Nazif afirmou também que aguarda apenas a entrega dos empreendimentos repassar as chaves dos imóveis às famílias. “A previsão é de que as unidades sejam entregues agora, no final do ano. Se isso ocorrer, o repasse será imediato para os atingidos pela enchente”, disse.