06/01/2017 - 08h43min - Atualizado em 06/01/2017 - 08h43min

Prefeito mantém gratificações das secretarias que serão extintas

Vereadores aprovaram projeto que irá reduzir a estrutura municipal, cortar gastos e aumentar eficiência.

Por unanimidade a Câmara de Vereadores aprovou já na início da noite de quinta-feira (5) o projeto de reforma administrativa proposto pelo prefeito dr Hildon Chaves. A aprovação do projeto foi possível após longas e intensas negociações que duraram boa parte da manhã e que reuniu o prefeito dr Hildon Chaves, um grupo de vereadores, o procurador geral do município, José Luiz Storer Junior e o secretário adjunto da administração municipal, Ambrózio Reis. A proposta aguardava pela votação pela Câmara Municipal desde o início da semana.

A Reforma Administrativa é o pilar das 12 prioridades anunciadas pelo prefeito dr Hildon em seu discurso de posse, no dia 1º de janeiro. A proposta visa reduzir despesas, deixa a estrutura mais enxuta e funcional e, no projeto original tinha como ponto principal a redução de 21 para 12 o número de secretarias, porém, após ponderações de vereadores, foram mantidas as secretarias da Agricultura e a de Esportes, ficando ao final 14 secretarias, incluindo ainda a criação da Supel (Superintendência de Licitações), que centralizará todos os processos licitatórios do município, além da criação da Ouvidoria e da Corregedoria como instrumentos de fiscalização da administração municipal.

O ponto divergente que estava emperrando o andamento da proposta na Câmara foi contornado após a concordância do dr Hildon em incorporar a Gratificação de Produção Especial (GPE), concedidas pela lei 391/2010, a cerca de 900 servidores de secretarias que foram extintas. Caso não houvesse o ajuste, esses servidores teriam perdas em seus vencimentos.

Dr Hildon concordou em atender a reivindicação defendida pelos vereadores, sobretudo em atenção “aos princípios constitucionais da segurança jurídica e da irredutibilidade de vencimentos”. Ao longo da manhã e início da tarde, até pouco antes do início da sessão na Câmara, estiveram na prefeitura os vereadores Junior Cavalcante, Ada Dantas, Marcelo Reis, Jair Montes, Elis Regina, Zequinha Araújo, Edwilson Negreiros e Jurandir Bangala.

 

Pronunciamentos

Os vereadores que usaram a tribuna da Câmara também foram unânimes ao enaltecerem a postura do dr Hildon Chaves quanto ao enxugamento da máquina pública para torná-la menos onerosa e mais eficiente aos munícipes. Ainda destacaram a valorização dos servidores municipais ao incorporar a GPE nos seus vencimentos, fato que poderia se concretizar somente no prazo de cinco anos.

“Quero parabenizar o prefeito pela coragem de incorporar a GPE aos vencimentos dos servidores. O prefeito começou acertando”, disse a vereadora Elis Regina, presidente do Sindicato dos Servidores Público Municipais (Sindeprof).

Jair Montes acrescentou: “tiro o chapéu para o dr Hildon, que incorpora a gratificação a todos que têm direito. Um prefeito que vai destravar Porto Velho”. Para Jurandir Bengala, “o prefeito teve uma atitude brilhante ao manter a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric)”.

Outro que elogiou a postura do gestor municipal foi o vereador Júnior Cavalcante. “Dr Hildon não é contra o servidor, ele é um homem de bom coração”, declarou. José Rabelo da Silva (Jacaré), Da Silva e Edwilson Negreiros, dentre outros, ocuparam a tribuna para destacar a reforma administrativa e valorização dos servidores municipais.

Fonte: Texto e fotos Comdecom

Leia também:

comentários

COMENTÁRIOS


Avatar de CAETANO NETO

Postado por CAETANO NETO em 07/01/2017 às 09:11

As medidas, embora salutar sob o ponto de vista de ato político, o "enguxamento" da máquina pública é muito pouco ou quase quando se deparamos que Hildon não apresentou nada, absolutamente nada no que se refere a programa de governo nas áreas de saúde, educação, melhoria de ruas, geração de emprego e medidas para melhoria do trânsito caótico. O anúncio mais parece o ditado antigo "A montanha bradou expelir um monstro e veio um rato". É demagogia e esforço para convencer da grandiosidade de seus atos, quando na verdade, não foi nada menos do que hipocrisia política numa cidade de um bilhão e trezentos milhões de reais de arrecadação ano.

168.228.27.199

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

publicidade
GERAL | matéria escrita em 18/01/2017 ás 13:37:00

Carnaval em Porto Velho será de apenas quatro dias

Com um investimento aproximado de 400 mil para os blocos e Banda do Vai Quem Quer, o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, bastante otimista quanto a segurança dos foliões.

GERAL | matéria escrita em 18/01/2017 ás 13:33:00

​Prefeito visita mutirão de limpeza da estrada de ferro

Praça está sendo reparada para receber comemoração dos 102 anos de instalação do município.

GERAL | matéria escrita em 18/01/2017 ás 13:22:00

Deputado estadual Laerte Gomes lamenta a morte do amigo Jorge Peixoto

Ele parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade.

POLíCIA | matéria escrita em 18/01/2017 ás 13:13:00

Adolescente tenta matar jovem durante briga em bar no bairro Jardim Santana

Os policiais ainda chegaram a ir até a casa do infrator, porém não foi localizado.

POLíCIA | matéria escrita em 18/01/2017 ás 13:03:00

Jovem é morta com golpes de faca em Mirante da Serra

Marido é o principal suspeito.

POLíCIA | matéria escrita em 18/01/2017 ás 12:52:00

Suspeito foge mas DENARC localiza dois revólveres e drogas na sua residência 

O suspeito conseguiu fugir pelos fundos do imóvel pulando vários muros da vizinhança.

GERAL | matéria escrita em 18/01/2017 ás 12:45:00

Atriz Elizabeth Savala,da Globo, apresenta peça teatral em Porto Velho em abril

A atriz está em turnê  pelo Brasil com a peça cômica “A.M.A.D.A.S”

GERAL | matéria escrita em 18/01/2017 ás 12:44:00

Janeiro é o mês do recolhimento da contribuição sindical, alerta Fiero

A Fiero também adverte para o recolhimento de forma devida, já que alguns segmentos têm recolhido com destinação equivocada.

POLíTICA | matéria escrita em 18/01/2017 ás 10:45:00

Forças Armadas não seriam necessárias se governos valorizassem os agentes penitenciários, diz deputado Anderson Pereira do Singeperon

O deputado estadual Anderson Pereira (PV-RO) reagiu à notícia repercutida na mídia nacional, de que o governo federal designará as Forças Armadas para atuar nos presídios dos estados.

GERAL | matéria escrita em 18/01/2017 ás 10:39:00

Prefeito assume Presidência da Junta de Serviço Militar

Todos anos uma média de cinco mil jovens procuram a serviço para o alistamento.

GERAL | matéria escrita em 18/01/2017 ás 10:31:00

Correios inicia operação na telefonia celular

A meta é alcançar todos os Estados do Brasil até o fim deste ano.

POLíTICA | matéria escrita em 18/01/2017 ás 10:22:00

Cleiton Roque participa de café da manhã de recepção para Expedito Neto

Café da manhã em recepção a visita do deputado federal Expedito Neto (PSD), foi oferecido pela vereadora eleita, Jordana (PSD).

POLíTICA | matéria escrita em 18/01/2017 ás 09:18:00

Câmara Municipal vai sofrer devassa do TCE

Gessi Taborda

GERAL | matéria escrita em 18/01/2017 ás 08:22:00

Distritos ribeirinhos começam ser vistoriados na próxima semana

Vários problemas se arrastam até os dias de hoje, desde a cheia histórica do rio Madeira de 2014.

POLíTICA | matéria escrita em 18/01/2017 ás 08:22:00

Temer iniciará com Norte e Centro-Oeste reunião com governadores sobre presídios

O presidente Michel Temer vai se reunir nesta quarta-feira (18) com os governadores de estados do Norte e Centro-Oeste para discutir a crise penitenciária...

publicidade
publicidade
© Tudo Rondônia 2005-2017 web site jornalístico - todos os direitos reservados
Editor responsável: Rubens Coutinho/ Registro Profissional 192 DRT/RO
Redação e administração: Avenida Calama com Lauro Sodré, 1118 - Salas 305 e 306 - Bairro Olaria - Porto Velho, Rondônia - CEP 76801-276 MSN/e-mail: tudorondonia@gmail.com