Prefeito e vereadores de Candeias pedem mais segurança em reunião com Cleiton Roque

Comandante da PM garantiu atender a demanda conforme a possibilidade; Cleiton intercede por aumento de efetivo na PM.

Publicada em 22 de fevereiro de 2017 às 14:49:00

Geovani Berno                                                                          

Em reunião na manhã desta quarta-feira (22), no gabinete do deputado Cleiton Roque (PSB), o prefeito de Candeias do Jamari, Chico Pernambuco (PSB), vereadores e secretários, estiveram reunidos com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias, para tratar de questões de segurança no município e Vila Nova Samuel.

Segundo relatou o prefeito Chico Pernambuco, Candeias passa por um ciclo de aumento da violência, tanto na área urbana quanto nas linhas e distritos, especialmente a Linha 45, conhecida como Vila Nova Samuel, aterrorizando a população. Mesmo com vários pedidos, o efetivo da PM é pequeno e pouco pode ser feito.

O coronel Ênedy afirmou que Candeias e Linha 45 são atendidos pelo efetivo do 5º Batalhão e que envidará esforços para junto com o Batalhão Ambiental, que está sediado no município, possam atender de forma mais equilibrada as demandas.

O comandante geral disse que irá atender a Vila Nova com policiamento feito através da designação de uma viatura com dois policiais que ficarão por 24 horas na localidade, havendo revezamento diário. Os policiais serão remunerados através de diárias. A previsão de início é após o carnaval. “Até lá temos de atender a esta forte demanda do período, onde paralisamos até o trabalho administrativo interno para enviar este efetivo para as ruas”.

O deputado Cleiton Roque informou que está intercedendo junto ao governo estadual, Casa Civil e Sepog, em conjunto com outros parlamentares da Assembleia para que o efetivo da PM seja aumentado e negociando a contratação de 600 novos policiais através de nova Academia de Polícia.

“Os problemas com violência em Candeias e Vila Nova Samuel são crônicos, assim como em vários outros municípios do Estado, mas estamos trabalhando junto ao Governo para mudar esta situação”, reforçou Cleiton Roque.

O parlamentar também reforçou a necessidade de policiais em Pimenta Bueno, onde há necessidade de 111 policiais militares. “Hoje tem 56 e estamos trabalhando para esta reposição”, declarou Cleiton Roque.

Cleiton também afirmou que se discute na Assembleia matéria para amenizar a situação com a contratação de civis para atender a demanda dos serviços administrativos que hoje é exercido por militares, “enviando os policiais militares para cumprir com sua missão de segurança pública”, disse Cleiton.

O parlamentar também confirmou que está conseguindo atender a demanda de aquisição de veículos para a P2, a polícia investigativa.

Ao final ficou garantido pelo coronel Ênedy Dias o envio de uma força tarefa a Vila Nova de Samuel, por pelo menos 15 dias para realizar o diagnóstico da situação e, posteriormente, o patrulhamento efetivo com envio de policiais diariamente ao local.

Participaram também da reunião os vereadores Ausseni Almeida (PSB), Luizinho Amazonas (PSB), Dr. Lúcio (PDT), as secretárias de Educação, Cleia Cavalcanti e de Ação Social, Loreci Teixeira e o chefe de gabinete do prefeito, João Leandro.