Prefeito conhece proposta de revitalização da Madeira-Mamoré

​Trabalho foi detalhado por técnicos e assessores; trabalho foi elogiado por dr. Hildon.

Comdecom
Publicada em 01 de abril de 2017 às 10:00
Prefeito conhece proposta de revitalização da Madeira-Mamoré

O prefeito de Porto Velho dr Hildon Chaves recebeu nesta quinta-feira (30), em seu gabinete no Palácio Presidente Tancredo Neves, uma proposta de revitalização da histórica região da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cujo levantamento inclui estudos sobre ocupação turística e atividades econômicas de espaços, no trecho que vai do mirante ao Cai N'água, incluindo os trilhos da ferrovia até a comunidade de Santo Antônio, tudo com obras de urbanização.

A apresentação foi feita pelo presidente da Funcultural, Antônio Ocampo, pelo assessor especial Márcio Freitas Martins e por técnicos e engenheiros da prefeitura. Os responsáveis explicaram detalhadamente a dr Hildon a preocupação em incluir no projeto espaços destinados a atividades culturais, comerciais, de lazer, entretenimento, biblioteca, shopping popular, praça de alimentação, etc.

Tudo está sendo discutido com a SPU (Superintendência de Patrimônio da União) e do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), além do Ministério Púbico Federal. Dentre as preocupações do prefeito dr Hildon, além da revitalização da principal referência turística e cultural de Rondônia, é transformar a região num atrativo turístico perene, contribuindo para o desenvolvimento da cidade e de sua economia.

Ao final da apresentação, o governante se disse satisfeito com o que viu e parabenizou as equipes pela iniciativa que “se alinha com o que eu penso para Porto Velho”. Incentivador do resgate e da preservação de elementos históricos e culturais, dr Hildon acredita que, depois de pronto, “o projeto transformará a área da EFMM em autossustentável, recebendo centenas de pessoas por dia, seja para passear de barco, contemplar o pôr do sol, fazer compras, se alimentar. Enfim, teremos um espaço multieventos ao estilo da Estação das Docas, de Belém do Pará”.

Dias antes da apresentação da proposta, o prefeito dr Hildon reuniu-se com representantes do MPF em Porto Velho, Iphan e SPU para externar sua intenção em executar projetos e definir o que pode ser feito em intervenções no patrimônio da EFMM, informando às autoridades sua disposição em buscar meios para viabilizar a execução do projeto.

EMPREGO E RENDA

Na visão de Freitas Martins, assessor especial do prefeito Hildon, “o projeto vai mudar para melhor o aspecto geral do acervo patrimonial da Madeira-Mamoré e sua importância para Porto Velho, ajudando sua economia, gerando emprego e renda, formalizando mão-de-obra, além de atrair grandes investidores para a geração de mais postos de trabalho”.

Já o presidente da Funcultural, Ocampo Fernandes, disse que o trabalho é a “projeção do que poderá ser a Madeira-Mamoré daqui a alguns meses. O estudo aponta a viabilidade para uso e ocupação dos espaços existentes entre o mirante e o Cai N'água e também os trilhos da ferrovia que vão de Porto Velho até Santo Antônio. Agora vamos partir para buscar os meios necessários para a execução do projeto”.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook