Prefeito atende pedido de negros e vai rever composição da Compir

Colegiados membros que foram extintos pela reforma administrativa serão substituídos.

Publicada em 13 de janeiro de 2017 às 12:04:00

Ate o início do próximo mês a Prefeitura Municipal encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto de lei com a nova composição do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). No início da noite de quarta-feira (11) o advogado Breno Mendes, chefe de gabinete do prefeito dr Hildon Chaves recebeu um grupo de representantes e militantes do movimento negro da capital para tratar da reformulação do Conselho.

Antonio Neto, um dos militantes, disse esperar que os membros sejam logo nomeados para que o conselho possa se reunir nos próximos dias para discutir a reformulação, atribuições e ações, em decorrência da reforma administrativa.

Durante a reunião os representantes do movimento negro pediram ainda a inclusão no calendário oficial de eventos, por meio de decreto, do Dia Municipal de Enfrentamento ao Racismo, ao Preconceito e à Intolerância Religiosa, a ser comemorado dia 20 de novembro, dia da Consciência Negra, quando são desenvolvidas atividades por várias secretarias da prefeitura e a comunidade em geral na data que homenageia Zumbi, escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares.

Também ficou acertado a criação de uma comissão para tratar da implementação do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nas escolas públicas do município. Outra demanda que ficou de ser avaliada pelo chefe e gabinete foi com relação à política de cotas para negros em concursos no âmbito da administração municipal.

Por fim, os militantes pediram a criação do Departamento de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial dentro da estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social e Família – Semasf. "Existe a possibilidade sim, pois essa é a intenção do prefeito Hildon Chaves, de atender no possível as demandas dos movimentos sociais, de acordo com a organização econômica e planejamento da Prefeitura".

Estiveram presentes na reunião os militantes do movimento negro da capital: Antonio Neto, Elsie Shocknnes, Niedja Santana, Ueslei Santos, Neto Pedra, Amarildo Alves, Paula, Zeca Pedra, Ana Maura, Pai Francisco, Mãe Nilda e toda assessoria técnica do gabinete do prefeito.

 

INSTITUCIONAL

Vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social e Família (Semasf), o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial desempenha o papel de auxiliar e buscar  meios que proporcionem a população negra o exercício pleno de sua participação e integração no desenvolvimento econômico, social, político e cultural inclusive na construção de sua cidadania.