Pré-lançamento vai apresentar Ariquemes como modelo para o agronegócio na 5ª Rondônia Rural Show

Região das mais importantes do Estado de Rondônia na produção de grãos, carne e cassiterita, o Vale do Jamari está em contagem regressiva para a festa de pré-lançamento da Rondônia Rural Show, em Ariquemes...

Publicada em 05 de May de 2016 às 11:25:00

Região das mais importantes do Estado de Rondônia na produção de grãos, carne e cassiterita, o Vale do Jamari está em contagem regressiva para a festa de pré-lançamento da Rondônia Rural Show, em Ariquemes, neste sábado (7), nas instalações da Associação Comercial de Ariquemes (Acia), que vai reunir centenas de pessoas, entre agricultores, pecuaristas, empresários do agronegócio, bancos e agentes púbicos, além da comunidade local.

Para o coordenador do evento, José Paulo Gonçalves, a região da grande Ariquemes é como uma vitrine para o agronegócio, tendo em vista o universo e a diversificação das atividades rurais, marcado pelo pioneirismo da região no processamento industrial de sua produção. Segundo ele, o trabalho produtivo, principalmente no âmbito da agricultura familiar, seu processamento e comercialização são fatores que não apenas justificam o evento de pré-lançamento da feira, que acontece de 25 a 28 deste mês, em Ji-Paraná, mas que exigem apresentação a tantos quanto interessam a atividade produtiva – empresas produtoras de máquinas e equipamentos agrícolas, de insumos e adubos, sementes, empreendedores, produtores rurais, bancos e órgãos públicos.

Modelo na produção agropecuária, com importantes investimentos em tecnologia para melhoramento genético, que tem proporcionado uma participação decisiva em volume e qualidade da pauta de exportações do estado, o Município de Ariquemes tem hoje perto de três milhões de cabeças, segundo dados da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron) (2.822.265), com uma fartura de boi gordo no pasto, desempenho sempre crescente nesta região que engloba também os municípios de Alto Paraíso, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Monte Negro, Rio Crespo, Vale do Anari e Machadinho do Oeste.

Destacado como maior produtor de pescado em cativeiro do estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Município de Ariquemes e região precisam demonstrar seu potencial aos visitantes da feira, com a intenção de expandir as relações comerciais, hoje consolidada com os estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, São Paulo, Tocantins, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Para esta safra, a estimativa é de que Rondônia deve ampliar sua capacidade produtiva para cerca de 80 mil toneladas de pescado, das quais 80% destinadas à venda externa (exportação).

Ex-prefeito de Ariquemes, criador e incentivador do mais importante projeto de produção agrícola assistida no município (agricultura familiar), que transformou a vida e a economia no campo, o governador Confúcio Moura é considerado um entusiasta e garoto propaganda deste modelo de produção em pequenas propriedades, que passou a ser copiado em praticamente todos os municípios de Rondônia.

O modelo produtivo de Ariquemes se notabilizou com o programa da prefeitura para abastecimento da rede municipal de educação e saúde (escolas e hospitais). Por este modelo, em vez de importar feijão, arroz, carne, frango, leite, queijos, legumes e verduras, a prefeitura passou a adquirir todos esses produtos diretamente dos produtores rurais da região, gerando emprego, renda e felicidade no campo, e é esta pujança que o município vai levar para a 5ª Rondônia Rural Show.

O pré-lançamento em Ariquemes, que será supervisionado pelo coordenador da 5ª Rondônia Rural Show, José Paulo Gonçalves, vai apresentar também o município como o detentor da maior reserva de cassiterita a céu aberto do mundo, aspecto da riqueza local que precisa ser debatido e levado ao conhecimento de visitantes e empreendedores da feira em Ji-Paraná.

A previsão da coordenação é que todo segmento produtivo da região do Vale do Jamari, os empresários e a comunidade em geral, participe das atividades de pré-lançamento da feira, não só como estratégia para divulgar sua potencialidade, mas principalmente com o objetivo de ampliar suas marcas na economia rondoniense.