Porto Velho não vai mais ser mal avaliado, afirma prefeito

Determinação de dr Hildon Chaves é posicionar Porto Velho como o melhor sistema educacional do Estado.

Comdecom
Publicada em 29 de março de 2017 às 14:51
Porto Velho não vai mais ser mal avaliado, afirma prefeito

Com o desafio de reverter o atual quadro do sistema educacional público municipal e coloca-lo na vanguarda como o melhor do Estado, com índices de desempenho que possam se destacar no cenário nacional o prefeito dr Hildon Chaves participou na manhã desta quarta-feira (29) da 1ª Formação para Gestores Escolas, sob o tema: Sensibilização em prol do Avança Ideb.

O Ideb, ou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é o principal indicador da qualidade do ensino básico no Brasil. O Ideb utiliza uma escala que vai de 0 a 10, porém a meta para o Brasil é a média 6.0 até 2021.

Com 20 anos de atuação no setor educacional, o prefeito dr Hildon Chaves se sente incomodado com os resultados pífios da educação municipal. Na campanha eleitoral ele bateu forte nos baixos índices revelados pelo Ideb. Agora, eleito prefeito, tem a oportunidade de promover as melhorias necessárias ao setor. Na Prova Brasil de 2015, de cada quatro alunos do primeiro ao quinto ano, três obtiveram resultados insuficientes em matemática. Na língua portuguesa, de cada três alunos, dois não alcançaram índice razoável.

 

MUDANÇAS

De acordo com o secretário municipal adjunto da Educação, Marcos Aurélio Marques, algumas decisões importantes já foram tomadas para enfrentar o problema. “A primeira medida será reduzir o índice de repetência de 11% para, no máximo, 5%. E, não vai ser por meio de aprovação forçada, desmedida. Tudo será feito com muita transparência e responsabilidade. Estamos criando um método de avaliação periódica do quinto ano. A primeira prova já será realizada no dia 14 de abril. Com base no diagnóstico do resultado, as escolas com notas abaixo do esperado terão atenção especial. Vamos intervir durante o período letivo e monitorar todas as séries”.

O secretário Zenildo Santos disse que ao assumir a pasta encontrou uma secretaria na qual mais de 90% de toda a demanda era na esfera administrativa. A atividade fim, que é o suporte didático e pedagógico, era secundário.

Para o dr Hildon Chaves, “um trabalho mal feito no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano) leva a consequências irremediáveis”. Ele disse se sentir envergonhado ver municípios com estruturas bem inferiores às de Porto Velho alcançarem posições bem mais confortáveis no Ideb. A propósito, a educação oferecida pelo município de Porto Velho puxa para baixo todo o desempenho estadual no Ideb. Sem a participação da capital, Rondônia alcança índice de aprovação. Quando inclui Porto Velho o índice cai para a insuficiência.

“Nós temos todas as condições de reverter imediatamente esse quadro. Temos excelentes profissionais professores, diretores e juntos vamos colocar Porto Velho na vanguarda da educação. Não se constrói sociedade nenhuma sem ensino de qualidade. A educação é uma das paixões da minha vida e nós não vamos mais ser mal avaliados. O grande salto, podem anotar, será em 2019. Vamos corrigir todas nossas deficiências e construir um sistema educacional que será modelo, como são escolas públicas de Sobral, no Ceará, que tiveram avaliações melhores que as melhores escolas de São Paulo”, convocou dr Hildon.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

  • 1
    image
    Dinorar 29/03/2017

    Hoje no brasil e difícil, mas tem jeito, em primeira tem que reciclar ♻ todo funcionalismo, chamar pra responsabilidade, acabar com as mamatas, e valorizar professores,. Ainda tem muitos funcionários que saem de casa para o trabalho e fica o dia todo sentado sem produzir nada, fiscalização e valorização diciplina atendimento de qualidade isso sim, o povo gosta de ser cobrado, fiscalizar abrigos posto de saúde onde chegar medicamentos e alguns funcionários a levam pra casa sem necessidade, valorizar cuidar fiscalização em todos os setores .

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook