Politec implanta pesquisa de álcool, cocaína e maconha em cadáveres e em pessoas vivas

O diretor-geral da POLITEC, Girlei Veloso Marinho ressalta, que este tipo de perícia faz parte do projeto denominado Leque de Efetividade, que abrange várias perícias dessa estirpe, visando caminhar com foco no cidadão.

Publicada em 05 de May de 2016 às 09:05:00

A Polícia Técnico-Científica (Politec) de Rondônia, por meio do núcleo de toxicologia do Instituto Laboratorial Criminal, começou a realizar no mês de abril, exames periciais para detecção de drogas de abuso, em materiais coletados de pessoas vivas e cadáver. Nesta etapa, foram implantadas análises laboratoriais de identificação de metabólitos de cocaína e maconha, como também de álcool no sangue.

Com a realização de exame pericial para detecção e quantificação de álcool no sangue, Rondônia passa a atender à Resolução do Contran nº 432 de 23 de janeiro de 2013, a qual determina a obrigatoriedade deste tipo de exame em vítimas fatais de acidentes de trânsito, uma vez que é impossível a utilização do etilômetro (bafômetro), nestes casos.

Além disso, este tipo de perícia pode ser determinante para fins de verificação da capacidade psicomotora de condutores e também para a investigação de causa mortis por overdose.

A detecção dos metabólitos de cocaína e maconha pode ser útil na verificação do uso de substâncias entorpecentes relacionados a óbitos ou nas mais diversas situações, por vítimas e acusados, já que estas drogas representam a grande maioria dos entorpecentes relacionados com a criminalidade.

O Diretor do Instituto Laboratorial Criminal, João Dias de Oliveira Junior está bastante entusiasmado, porque com a implantação dos referidos exames, o Estado fornecerá provas técnicas que atendem a justiça e à sociedade rondoniense.

O presidente do SINPEC, Edilson de Almeida salienta que o Governo de Rondônia é um grande incentivador da nova gestão pública e que a POLITEC vem caminhando no mesmo pensamento.