Polícia Militar lança operação na fronteira e em Porto Velho

“Esta medida tem por objetivo desarticular o crime e aumentar o combate a criminalidade, prendendo os marginais e oferecendo para a comunidade a paz social”, afirma.

Texto: Lenilson Guedes Fotos: Daiane Mendonça
Publicada em 12 de abril de 2018 às 14:49
Polícia Militar lança operação na fronteira e em Porto Velho

Operação Saturação começa nesta semana

A Operação Saturação de Segurança Pública foi lançada ontem (11/4), em Porto Velho, no Quartel do Comando Geral. De acordo com o comandante- geral da PM, coronel Ronaldo Flores, é uma atividade de Polícia Ostensiva direcionada e singular, que visa o combate específico do tráfico de drogas, e dos crimes contra o patrimônio, em especial o roubo e o furto, entre eles os de veículos, delitos estes que despontam como os de maior incidência em Rondônia. “Esta medida tem por objetivo desarticular o crime e aumentar o combate a criminalidade, prendendo os marginais e oferecendo para a comunidade a paz social”, afirma.

Devido a ampla área de fronteira, o estado de Rondônia é porta de entrada de ilícitos, como drogas e armas, que abastecem o mercado interno e até mesmo o de outros países na Europa e Ásia.

O Estado pode ser dividido em duas fronteiras, a fronteira norte, que vai da confluência do Rio Cautário até o final da Ponta do Abunã, perfazendo 642 km e a fronteira sul que compreende o restante do Estado, indo da confluência do Rio Cautário até a foz do Rio Cabixi com o Rio Guaporé completando os 1342 km de fronteira com a Bolívia, em sua totalidade por via fluvial.

Concentra a capital Porto Velho de 50 a 80 % dos crimes ocorridos no Estado, e por isso se faz necessário uma medida de austeridade, assim como na região do eixo da BR 425, que é um grande corredor de mercadorias ilícitas.

Plano

O plano é saturar pontualmente os locais estratégicos robustecendo a estrutura de resposta ao crime, prendendo criminosos e inviabilizando o mercado de delitos.

Na capital,  será utilizada toda força policial – Guarnições de Força Tática do 1º e do 5º BPM, do Choque, das motocicletas da Operação Cavalo de Aço, das Guarnições da Companhia de Transito (que deverão ter o foco mais voltado ao crime do que as ações de polícia de trânsito) e das Guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental.

Fronteira

Na área do 6º BPM será desencadeada no mesmo horário uma ação com duas Guarnições da Unesfron de Guajará-Mirim e duas Guarnições da 3ª Companhia em Nova Mamoré, fecharão um circulo de 24 horas ininterruptas na BR 425, com patrulhamento e barreiras visando drogas, armas e veículos produtos de furto e roubo que por ali tomam passagem para a Bolívia.

 

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook