Polícia Federal faz busca e apreensão na casa de Confúcio, de empresários, empresas e servidores e prende políticos

O próprio Confúcio Moura teria conhecimento do esquema de rounalheira em seu Governo e se beneficiado dele.

Publicada em 20 de November de 2014 às 07:45:00

Da reportagem do Tudorondonia


Os depoimentos do ex-secretário estadual adjunto de Saúde, José Batista da Silva, e do afilhado do governador e ex-assessor especial do chefe do Poder Executivo Estadual, Rômulo da Silva Lopes, começaram a ter desdobramentos nesta quinta-feira. Desde as primeiras horas  da manhã de hoje a Polícia Federal a Operação Platéias, com a realização de buscas e apreensões em casas e empresas de assessores do governo, empresários e do próprio governador Confúcio Moura (PMDB). Estão sendo cumpridos 193 mandados em nove  estados e até na Espanha, onde uma pessoa foi presa.

A PF investiga s existência, no Governo Confúcio, de uma organização criminosa que atuaria desde 2011. O  mega esquema de fraude  teria sido montado no Governo Confúcio e era operado, entre outras pessoas, por Francisco de Assis, cunhado do governador, o auditor fiscal Wagner Bocão , entre outras pessoas ligadas ao chefe do Poder Executivo Estadual. O próprio Confúcio Moura teria conhecimento do esquema de rounalheira em seu Governo e se beneficiado dele.

Empresários teriam sido obrigados a pagar propina para campanhas eleitorais do governador em troca de contratos no Governo. O esquema teria desviado R$ 57 milhões dos cofres públicos. O volume de contratos sob suspeita é de R$ 300 milhões.