Polícia Federal desarticula quadrilha que extraía ouro ilegalmente

Em Porto Velho estão sendo cumpridos 08 mandados de prisão temporária, 01 mandado de condução coercitiva e 11 mandados de busca e apreensão, com cumprimento em uma empresa, um sindicato e uma cooperativa de garimpeiros.

Publicada em 06/11/2012 às 08:33:00

A Pol�cia Federal deflagrou na manh� de hoje, 06 de novembro, a OPERA��O ELDORADO , com objetivo de desarticular organiza��o criminosa dedicada � extra��o ilegal de ouro e posterior comercializa��o no Sistema Financeiro Nacional.

A opera��o consiste no cumprimento de 28 Mandados de Pris�o Tempor�ria, 08 Mandados de Condu��o Coercitiva e 64 Mandados de Busca e Apreens�o, todos expedidos pela Justi�a Federal de Mato Grosso, a serem cumpridos em 07 Estados do Territ�rio Nacional (MT, PA, RO, AM, SP, RJ e RS).

Em Porto Velho est�o sendo cumpridos 08 mandados de pris�o tempor�ria, 01 mandado de condu��o coercitiva e 11 mandados de busca e apreens�o, com cumprimento em uma empresa, um sindicato e uma cooperativa de garimpeiros.

As investiga��es tiveram in�cio em fevereiro do corrente ano e foram desenvolvidas pela Superintend�ncia Regional em Mato Grosso, por interm�dio da DELEFIN/SR/MT - Delegacia de Repress�o a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos P�blicos, ficando constatado que, al�m dos crimes ambientais praticados (explora��o ilegal de recursos minerais, destrui��o de �reas de preserva��o permanente e polui��o), a organiza��o criminosa cometeu tamb�m crime contra a ordem econ�mica (usurpa��o de bens da Uni�o), contra o Sistema Financeiro Nacional e Lavagem de dinheiro.

O ouro extra�do das �reas ind�genas e dos garimpos ilegais, era adquirido por empresas Distribuidoras de T�tulos de Valores Mobili�rios � DTVM's e, ap�s dissimular a origem, era vendido como ativo financeiro para investidores em S�o Paulo/SP. Em 10 meses de investiga��o, foi poss�vel constatar que uma das Empresas Distribuidoras, das 03 (tr�s) envolvidas no esquema, movimentou mais de R$ 150.000.000,00 (cento e cinquenta milh�es de reais).

Participam da OPERA��O ELDORADO mais de 300 (trezentos) Policiais Federais, que atuam no cumprimento dos Mandados Judiciais nos 07 (sete) Estados da Federa��o, bem como outros 80 (oitenta) Policiais que atuam diretamente nos locais onde eram extra�dos os metais preciosos, al�m de Fiscais do IBAMA, que participam da investiga��o desde o in�cio.