Polícia Civil registra 63% de efetividade na elucidação de crimes de homicídio em Rondônia

A informação faz parte dos dados disponibilizados pelo delegado geral da Polícia Civil de Rondônia, Eliseu Muller, que apresentou comparativo das ações realizadas pela Polícia Judiciária, nos anos de 2016 e 2017.

Texto: Mineia Capistrano Fotos: Ésio Mendes
Publicada em 16 de maio de 2018 às 12:52
Polícia Civil registra 63% de efetividade na elucidação de crimes de homicídio em Rondônia

Delegado geral da Polícia Civil, Eliseu Muller apresenta os dados referentes ao ano de 2017

O estado de Rondônia concluiu o ano de 2017 com balanço positivo em relação à elucidação de crimes de homicídio, com registro de 63% de efetividade, o que inclui resolução e produção de autoria dos crimes, encaminhamento dos processos para o Ministério Público do Estado (MPE), até o fechamento, que é o julgamento dos suspeitos, pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. O índice é considerado alto se comparado com o nacional, cuja média varia entre 9% e 16% de resolução. A informação faz parte dos dados disponibilizados pelo delegado geral da Polícia Civil de Rondônia, Eliseu Muller, que apresentou comparativo das ações realizadas pela Polícia Judiciária, nos anos de 2016 e 2017, numa coletiva à imprensa, na manhã de terça-feira, 15, em Porto Velho.

Em se tratando de homicídios, o município de Pimenta Bueno foi citado como referência nacional, uma vez que a Polícia Civil elucidou 93% dos crimes cometidos no ano passado, naquela região. “Em algumas áreas conseguimos avançar bastante, em outras não conseguimos o avanço que queríamos, mas na produtividade geral da análise, percebemos que em vários delitos, e o principal deles e o mais complexo, que são os crimes de homicídio houve efetividade na elucidação desses crimes”, salientou Muller.

Outro ponto que o delegado fez questão de pontuar são os serviços prestados pela Polícia Civil para a comunidade, como criação de Institutos de Identificação nos municípios, para facilitar a emissão de carteiras de identidade para a população. “Firmamos convênios com as prefeituras municipais e atualmente este serviço está sendo oferecido dentro das prefeituras. Treinamos os servidores e com isso tivemos acréscimo na produção dos documentos”, detalhou. O resultado demonstra ser animador, somente no ano passado foram emitidas 93 mil carteiras de identidade para moradores do estado de Rondônia.

Além disso, no passado a população registrou 250 mil ocorrências, e aproximadamente 60 mil pessoas prestaram depoimento em delegacias do Estado. “Também homologamos e referendamos aproximadamente seis mil flagrantes”. Os flagrantes são feitos por equipes da Polícia Militar do Estado, responsável pela prevenção de crimes, e levados até as delegacias civis para o delegado analisar a viabilidade de homologação ou não.

Outro número apresentado foi redução de 31 mil inquéritos para 21 mil, por meio da aplicação de uma metodologia de redução de inquérito feita em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE).

Em 2017 foram realizadas 146 operações complexas, com elucidação e prisão de envolvidos em crimes contra a administração pública. Também foram evidenciadas ações de combate ao narcotráfico e aos crimes ambientais, que é o novo foco da Polícia Civil. “No ano passado instauramos 15 mil inquéritos, com redução em relação ao ano de 2016 e atribuímos isso à redução da criminalidade”, ponderou.

ENTORPECENTES

No ano passado a Polícia Civil apreendeu uma tonelada de entorpecentes, já no ano de 2016 foram apreendidas quase duas toneladas de drogas, por equipes do Denarc e de Unidades onde foram feitos os flagrantes, segundo o delegado geral da Polícia Civil.

Delegados durante coletiva de imprensa realizada em Porto Velho

Também foram feitos investimentos para equipar a Polícia Civil. “No ano passado investimos R$ 4 milhões oriundos do Fundo da Polícia Civil, para reequipar a Polícia Judiciária. Adquirimos equipamentos exercer com mais eficiência as atividades, além de economia na logística”, definiu Muller.

CRIAÇÃO DE MAIS DELEGACIAS

Entre as previsões para o ano de 2018 está criação de delegacias especializadas, a pedido e sugestão do governador Daniel Pereira, como delegacia do idoso, de minorias, delegacia de repressão aos crimes de lavagem de dinheiro, e delegacia de crimes cibernéticos. “Serão delegacias modernas e importantes. Vamos capacitar nossos servidores, delegados, para atuar nessas unidades. Os crimes se aperfeiçoam nós temos que nos aperfeiçoar também para combatê-los”, enfatizou o delegado.

Outra medida será reforma da Delegacia da Mulher (DEAM), bem como da Central de Polícia, que está em andamento, mediante envio de emenda parlamentar do deputado estadual Jesuíno Boabaid. Para 2018 há previsão de funcionamento da Delegacia de Proteção a Criança e o Adolescente (DPCA) no mesmo prédio da Delegacia da Mulher (DEAM).

Participaram da coletiva de imprensa para informar o Balanço das Ações da Polícia Civil no ano de 2017, Eliseu Muller, delegado geral da Polícia Civil, Jeremias Mendes, chefe da Delegacia de Polícia Metropolitana, Raimundo Mendes, Delegacia de Polícia Especializada, Antônio Carlos dos Reis, delegado adjunto da Polícia Civil do Estado de Rondônia.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook