Polícia Civil realiza a apreensão de cerca de 200kg de maconha, prende três suspeitos e apresenta balanço de apreensões

Em 2012 foram apreendidos 1.550,6 kg de de entorpecente, sendo 1.398.4kg de maconha e 152,2kg de cocaína e ainda duas apreensões de “ecstasy”.

Publicada em 09/11/2012 às 13:28:00


Em entrevista coletiva concedida na manhã do dia 09 de novembro de 2012 na sede do Departamento de Narcóticos – DENARC, com a presença do Secretário de Segurança Pública Marcelo Bessa, do Diretor Geral da Polícia Civil Pedro Roberto G. Mancebo, do Diretor do DENARC João de Deus Pires e do o delegado de Polícia Civil Daniel Braga Batista, foram prestadas informações a respeito da operação que resultou na apreensão de cerca de 200kg de entorpecente.

Na ocasião também apresentados dados relativos ao quantitativo de substância entorpecente apreendida nos últimos três anos.

Sob o comando do Delegado Daniel Braga Batista policiais civis do DENARC realizaram investigações que resultaram na prisão de três homens e na apreensão de 205.980 (duzentos e cinco quilos e novecentas e oitenta gramas) de maconha.

De acordo com Marcelo Bessa, as investigações tiveram início na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Vida. O suspeito Marco A.V., 26 anos estava sendo apontado como mandante do homicídio de Valmir Braz Domingues, 45 anos no dia 14 de setembro de 2011 (gerente da empresa de transportes Três Américas, em Porto Velho).

Marco havia tido um grave desentendimento com Valmir e após a morte deste, fortes suspeitas recaíram sobre o envolvimento de Marco no crime o que o levou a ser investigado pela polícia.

A Polícia Civil descobriu que Marco possuía envolvimento com o tráfico de entorpecentes e na tarde do dia 08 de novembro de 2012 foram obtidas informações precisas sobre a chegada de um carregamento de entorpecentes na cidade de Porto Velho vindo de Mato Grosso do Sul.

O Dr. Daniel Braga informou que o suspeito Marco, seria a pessoa responsável pelo agenciamento de motoristas da empresa transportadora Três Américas para se associarem a ele como objetivo de transportar substâncias entorpecentes do Mato Grosso do Sul para a capital de Rondônia.

Na operação, além de Marco foram presos Damásio M.A., 37 anos e Ricardo S. S., 27 anos. Outro suspeito, Mário C.S., 41 anos, foi apenas indiciado.

Marco confessou ser o proprietário do entorpecente e de acordo com informações prestadas por ele, contratou o motorista Damásio para realizar o transporte ilícito, este por sua vez contratou Ricardo para transportar o entorpecente em uma carreta baú de placa HRV 9066 a qual era tracionada por um caminhão de placa NJJ 2468.

Durante o acompanhamento das ações de Damásio foi possível desvendar onde seria feito o descarregamento do entorpecente, policiais civis do DENARC montaram campana no posto de combustível Carga Pesada em 08 de novembro e avistaram a chegada de Marco, o qual apareceu por volta das 14h conduzindo um automóvel VW Gol, placa NBN 9004, Damásio adentrou no seu carro e ambos seguiram em direção ao trevo da Av. Jatuarana, retornando após alguns minutos na companhia do terceiro suspeito Mário, ao chegar ao pátio do posto de combustível onde policiais permaneciam em campana, se dirigiram à carreta baú que havia (cujo condutor era Ricardo) onde estaria acondicionado o entorpecente e foram flagrados no exato momento em que descarregaram a droga.

Todos os envolvidos receberam voz de prisão no momento da abordagem, em seguida foi apreendida na residência de Marco uma espingarda calibre 12, várias munições, uma balança de precisão e uma motocicleta Factor YBR , placa NBM 7599 sobre a qual foi constava uma ocorrência de roubo.

O Dr. Pedro Mancebo elogiou a atuação do DENARC, pois este departamento conta com uma excelente equipe de policiais que em suas ações tem obtido grande êxito na promoção dos objetivos deste departamento da Polícia Civil, trazendo assim grandes resultados à população de Rondônia pois o combate ao narcotráfico colabora para a redução da incidência de diversos outros crimes relacionados á ele.

Foram informados pelo diretor do departamento Dr. João de Deus os seguintes dados referentes às ações do DENARC nos últimos três anos:

Somente no ano de 2010 foram apreendidos 650.560kg ( seiscentos e cinqüenta quilos e quinhentas e sessenta gramas) de drogas, sendo 528kg de maconha e 122kg de cocaína, no ano de 2011 o departamento continuou no mesmo ritmo com mais 600.069kg ( seiscentos quilos e sessenta e nove gramas) de entorpecentes apreendidos, sendo 516kg de maconha e 83.4kg de cocaína.

No ano de 2012, até a presente data o DENARC superou as expectativas, foi um total de 1.550,6kg ( uma tonelada, quinhentos e cinqüenta quilos e seiscentas gramas) de entorpecente, sendo 1.398.4kg de maconha e 152,2kg de cocaína e ainda duas apreensões de “ecstasy”, sendo um total de 551 comprimidos apreendidos.

As investigações continuam e o trabalho não cessa o DENARC também atende a denúncias anônimas diariamente 24h através dos números; (69) 3541-5905/ (69) 8454-8080 e 197.

Fonte: ASCOM/PCRO