O problema da saúde municipal não é a falta de recursos, mas de gestão

Há uma confusão generalizada, onde não se sabe, ao certo, quem manda e quem obedece.

Valdemir Caldas
Publicada em 27 de outubro de 2017 às 15:15

Quem teve a oportunidade de acompanhar, como eu, a explanação da assessora técnica da secretaria municipal de saúde, durante sessão de audiência pública, realizada no plenário da Câmara Municipal, quarta-feira da semana passada, deve ter chegado a seguinte conclusão: a crise que envolve a saúde no município de Porto Velho não tem nada que ver com a falta de recursos, mas, sim, de gerenciamento eficiente. Há uma confusão generalizada, onde não se sabe, ao certo, quem manda e quem obedece. E ai já viu, onde não há disciplina, impera a bagunça. 

O próprio secretário, durante sua fala, reconheceu isso. O nível de insatisfação da população com esse importante setor da administração é patente, não precisa mandar fazer nenhuma pesquisa de opinião para comprovar essa realidade, bastando apenas que o interessado se dirija a qualquer unidade de saúde mais próxima de sua casa. 

Não é preciso ser especialista em coisa nenhuma para saber que a falta de gestão compromete toda a estrutura da rede, já insuficiente para atender à demanda. E quem sofre com esse descaso é a população, especialmente aqueles que não têm um plano de saúde. Acrescente-se a isso os profissionais do sistema, pois também eles têm sentido na própria pele as agruras do dia a dia, refletidas nos péssimos salários e nas precárias condições de trabalho.

A meu ver, o secretário Ramires não disse nada de novo, apenas repetiu o que vem sendo denunciado há anos, envolvendo várias administrações e, desgraçadamente, continua no governo do prefeito Hildon Chaves.

A expectativa é que o senhor Ramires, com a experiência que alguns dizem possuir, consiga retirar o paciente – a saúde municipal – da UTI, possibilidade essa, aliás, na qual não creio, a menos, é claro, que ocorra um milagre.

Pelo menos ele teve humildade para reconhecer a gravidade do problema e revelou disposição para enfrentá-lo. Recomendo ao novo titular da SEMUSA começar, desde já, a redobrar suas orações.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook